pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Cockpit, Aeroportos

Roménia – Indra escolhida para renovação de radares de controlo de tráfego aéreo

«A ROMATSA, fornecedor de serviços de navegação aérea romena, encomendou à Indra o fornecimento de radares para monitorizar as deslocações aéreas do principal aeroporto do país, Henri Coanda em Bucareste, e de mais dois aeroportos, Cluj-Napoca e Bacau.
A companhia irá implementar nas imediações do aeroporto da capital uma estação que contará com um radar primário e outro secundário. A precisão e a segurança que este sistema oferece irão possibilitar a redução da distância entre os aviões, aumentando a capacidade do Aeroporto de Bucareste.
A Indra vai também equipar os aeroportos internacionais Cluj-Napoca e Bacau com radares secundários, que vão incorporar a última tecnologia de identificação de aviões (modo S), elevando os níveis de segurança e agilidade no controlo do tráfego.
Este contrato foi implementado depois de a ROMATSA ter confiado à companhia um projeto bastante ambicioso que inclui a modernização do centro de controlo da rota de Bucareste e de mais quatro centros de controlo próximos. Este projeto também conta com a renovação dos sistemas de gestão de tráfego aéreo, num total de 15 torres de controlo.
A Indra irá equipar estes sistemas com a última tecnologia de gestão do tráfego com base na trajectória 4D, interoperabilidade e previsão de conflito. Todas estas melhorias irão facilitar o trabalho dos controladores de trafego aéreo, libertando-os de tarefas repetitivas e permitindo-lhes concentrar-se no planeamento tático. Isto ajudará a que o fluxo de tráfego seja mais fácil e ordenado face à capacidade de prever a chegada de alguns problemas antes mesmo de acontecerem.
Estas melhorias também irão cumprir com os requisitos solicitados pelo consórcio SESAR JU, responsável pela implementação do céu único europeu ( SES ). Deste modo, a ROMATSA posiciona-se como um dos fornecedores mais avançados de navegação aérea Europeia e poderá oferecer às companhias aéreas uma gestão mais flexível e eficiente do tráfego.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(6 Abril 2015)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Cockpit, Europa (214º de 1159 artigos)

O novo contrato da Indra com o fornecedor de serviços de navegação aérea húngaro HungaroControl assinala um marco na modernização da gestão do tráfego aéreo. ...