pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – Aeroporto de Ndalatando investimento sem retorno

nw-ENANA

«O encarregado da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA) no aeroporto “Comandante Nguetu” , Francisco Domingos António, considerou hoje, em Ndalatando, bastante reduzida a actual frequência de voos registada naquela unidade aeroportuária, cinco meses depois da sua inauguração.
Em declarações à Angop, Francisco António esclareceu que o aeroporto regista em média a frequência de um voo por semana, número considerado reduzido se comparado com as excelentes condições de aterragem que o empreendimento oferece.
Disse não encontrar alguma razão plausível que justifique tal situação, mas admite que a proximidade de Ndalatando com Luanda e o facto de a província ser servida pela linha dos caminhos-de-ferro de Luanda a Malanje e por diversas carreiras de autocarros e táxis, fruto das óptimas condições das estradas, podem estar na base do fraco interesse das companhias aéreas em voar para a região por falta de passageiros.
“Das poucas aeronaves que aterram neste aeroporto local, regra geral, são fretadas por instituições bancárias para transportar suas cargas e respectivos acompanhantes”, afirmou, acrescentando que desde a sua reinauguração o recinto aeroportuário ainda não recebeu nenhum voo com passageiros, sendo por isso, difícil determinar o número de pessoas embarcados ou desembarcados no referido empreendimento.
Para si, a irregularidade de voos no referido aeroporto está a preocupar a direcção da ENANA, retardando o retorno dos investimentos feitos na sua reabilitação e modernização.
“Este retorno só é possível mediante a frequência de voos com o pagamento de taxas aeroportuárias”, referiu o responsável, sublinhado que quanto mais aeronaves aterrarem no aeroporto mais cedo se poderia recuperar os investimentos realizados.
Francisco Domingos António acredita num aumento de frequências de voos no futuro, com o relançamento da exploração mineira na província, facto que vai atrair um número considerável de empresários à região.

Sobre o Aeroporto de Ndalatando
O aeroporto está preparado para receber aeronaves desde do tipo Fokker 50 aos Embrair 120, 135, 145 e tanto outros de médio porte a hélice.
A infra-estrutura aeroportuária foi reinaugurada em Dezembro de 2011 após ter beneficiado de obras de requalificação, orçadas em 57 milhões de dólares americanas e compreende um hangar com capacidade para quatro aviões, unidades do corpo de bombeiros, stocks de combustíveis, estacionamento de viaturas, placa de apoio à descolagem e aterragens de aeronaves.
O seu terminal (aerogare) pode receber 100 passageiros e está equipado com tecnologia de ponta. Possui salas de embarque e desembarque, esteiras rolantes, sala vip, restaurante, totalmente climatizada, lavabos, sistema de som e placares informativos.
Com uma pista de dois mil e 300 metros de comprimento e 30 de largura e faixas laterais da pista com 75 metros em cada lado, o recinto aeroportuário conta ainda com serviços de meteorologia, alfândegas e unidade da Polícia Nacional que concorrem para a sua segurança e o normal funcionamento.
O empreendimento aeroportuário localiza-se na localidade de Carianga, no município de Cazengo, a sete quilómetros de Ndalatando, capital da província do Kwanza Norte, a pouco menos de mil metros da estrada nacional 220, que liga Luanda às províncias do leste do país, nomeadamente, Malanje, Lundas Norte e Sul e Moxico.»

artigo publicado na página de internet “Angola Press”
(3 Maio 2012)

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Soyo – O Aeroporto “general Ndozi”, localizado no município do Soyo, província do Zaire, registou, no ano transacto, um movimento aeronáutico de 18 mil e 508 voos, o que corresponde a 60 ...