pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Cabo-Verde – TAP inaugura ligação Lisboa/São Vicente

Lisboa/São Vicente Airbus A320,131 passageiros a bordo
Cabo Verde São Vicente

«A TAP inaugura nesta sexta-feira, 01 de julho, um voo comercial directo Lisboa/São Vicente num Airbus 320, com 131 passageiros e sete tripulantes. A ligação é considerada um marco histórico pelo presidente do Conselho de Administração da ASA e um potenciador de uma nova dinâmica económica para a região nordeste do país – São Vicente, Santo Antão e São Nicolau – pelo presidente da Câmara de São Vicente.
Ao apresentar a nova linha, o delegado da TAP em Cabo Verde, Luís Garcia, realçou que esta é uma aposta da companhia aérea portuguesa, baseada em estudos a nível de tráfego de passageiros. “Esta região Noroeste de Cabo Verde tem o seu potencial e, curiosamente, insere-se nos planos do Ministério do Turismo, que quer diversificar o turismo de Cabo Verde para além do sol e praia, aproveitando as montanhas”.
Para o presidente da Câmara de São Vicente, Augusto Neves, este é um momento de muita alegria para S. Vicente e para os sanvicentinos. “A TAP está de braços abertos e nós também. Esta é uma grande facilidade que a TAP está a trazer para São Vicente. Obviamente que isso irá melhorar as nossas condições, o nosso empresariado, as nossas viagens. Isso irá dar uma maior dinâmica à cidade do Mindelo”.
Igual entusiasmo demonstrava o PCA da ASA, para quem esta nova rota constitui um grande salto para São Vicente. “Estes dois voos semanais da TAP, que se juntam ao voo regular da TACV, confirmam que o aeroporto de São Pedro está bem. A infra-estrutura tem apenas um ano e meio de vida e, para qualquer aeroporto do mundo, numa época de crise, é um bom começo. Serão três voos semanais internacionais e o impacto vai ser importante nas actividades desta ilha porque vai ter um impacto dinamizador”, considera Mário Paixão.
Refira-se que a TAP começou a operar para Cabo Verde (ilha do Sal), em 1964. Passados 47 anos, a companhia já voa para três ilhas diferentes – Sal, Santiago e São Vicente. A empresa possui 71 aeronaves, que em 2010 transportaram 602 mil passageiros, mais 13 por cento que em 2009. Desse total, 115 mil tiveram como destino Cabo Verde.
Nos primeiros três meses de 2011, a TAP já transportou 54.612 passageiros, mais 30,6% que em igual período de 2010, facto que leva o delegado da empresa a perspectivar um bom ano para Cabo Verde a nível dos transportes aéreos e turismo, se o país souber aproveitar a situação de convulsão no Médio Oriente e no norte da África.
A apresentação da ligação Lisboa/São Vicente foi ainda testemunhada pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, uma das ilhas que vai beneficiar com esta “ousadia” da TAP.
O voo inaugural da nova rota Lisboa-São Vicente aterra sexta-feira no aeroporto internacional de São Pedro, às 18 horas, e parte 45 minutos depois de regresso a Lisboa.»

Constânça de Pina, artigo publicado na página de internet “Asemana”
(1 Julho 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Cabo Verde Airports, grupo Vinci, vai iniciar, em abril, obras nos principais aeroportos do arquipélago que deverão causar constrangimentos às operações, anunciou a empresa “Iniciaremos já no mês de ...