pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Grupo Salvador Caetano inaugura na China uma fábrica de autocarros para aeroportos

Autocarro

«O grupo Salvador Caetano (SC), que se tornou um conglomerado fabril a partir de uma aliança com a japonesa Toyota, inaugura oficialmente, quarta-feira, na China a sua primeira fábrica na Ásia. A base fabril, em aliança com um grupo local ligado à indústria automóvel, já iniciou a produção de autocarros especiais, nomeadamente para aeroportos.
Miguel Ramos, neto do fundador do grupo SC, testemunhará a saída do primeiro autocarro da fábrica de Dalian, no leste da China. A nova empresa resulta de uma parceria entre a SC Indústria e Brilliance Special Vehicles, que partilharam um investimento de oito milhões de euros.
A base ocupa mais de três hectares de área e arrancou em setembro com 55 empregados. Os promotores acreditam quem em 2015 a fábrica de autocarros fature 60 milhões de euros e ocupe, nessa altura, 250 pessoas. A formação dos quadros chineses decorreram em programas intensivos na sede da Salvador Caetano, em Gaia.
Com três linhas de produção que estarão instaladas até 2015, a nova unidade vai dedicar-se ao fabrico de autocarros para serviços especiais (aeroporto, escolar, dois pisos e urbano elétrico) destinado ao mercado asiático. A Coreia do Norte é um dos mercados que a base pretende atacar. A capacidade instalada será inicialmente de 150 unidades por ano e, em função da procura de mercado, poderá ser estendida até 300 unidades.
A SC Indústria exporta autocarros para a China há 23 anos, a partir da sua fábrica de Gaia. Mas a distância e os direitos de importação inviabilizam a expansão do negócio. A fábrica de Dalian receberá componentes portugueses.
José Ramos, presidente da SC Indústria, nota que este projeto “é o mais recente exemplo da capacidade do grupo exportar inovação, competência e know-how a uma escala global”. A Salvador Caetano avalia a entrada no mercado da Colômbia, através da aquisição de um operador local.»

Abílio Ferreira, artigo publicado na página de internet “Expresso”
(19 Novembro 2013)

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O E.COBUS, autocarro de aeroporto 100% elétrico desenvolvido pela Salvador Caetano Indústria, chegou ao Aeroporto de Vancouver (Canadá). Esta é a primeira incursão portuguesa na área da mobilidade ...