pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Primeiro voo descola hoje do aeroporto de Beja rumo a Cabo Verde

Edab

«O primeiro voo a partir do aeroporto de Beja é feito hoje com um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV para transportar quase 70 passageiros até Cabo Verde.
O aeroporto de Beja ainda não está certificado nem a operar, mas hoje vai funcionar para realizar o primeiro voo excecional, com os 70 passageiros a terem como destino final o município cabo-verdiano de São Filipe, na ilha do Fogo.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, vão assistir à partida do voo.
Os governantes vão também participar na assinatura de acordos entre a ANA – Aeroportos de Portugal e operadores dos setores aeroportuário e turístico, para potenciar a infraestrutura e a região.
O voo, promovido pela Câmara de Ferreira do Alentejo, é o ponto de partida para uma viagem de oito dias, com regresso no dia 20, para assinalar a geminação entre o município alentejano e o de São Filipe.
O aeroporto de Beja vai estar a funcionar hoje a partir das 08:00, com “todos os serviços aeroportuários imprescindíveis para o normal acolhimento e processamento de passageiros”, como os de “check-in”, segurança e restauração, disse à Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.
O voo vai realizar-se num Boeing 757-200ER, da companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines, que chegará às 17:20 ao aeroporto de Beja.
No voo irão embarcar 67 passageiros, 40 da missão empresarial e institucional e 27 turistas que compraram bilhetes através dos operadores turísticos que comercializaram a viagem.
O serviço de “handling” será assegurado pela empresa Portway e o “check-in” dos passageiros irá começar duas horas antes do voo, previsto para às 18:20.
Os passageiros vão viajar no boeing da TACV entre os aeroportos de Beja e o da Praia (Ilha de Santiago), onde irão fazer escala e mudar para um avião de transporte regional, no qual seguirão até ao Aeródromo de São Filipe, ilha do Fogo, o mesmo acontecendo no regresso. Segundo Rui Oliveira, “a PSP e a GNR irão garantir a segurança do aeroporto” hoje.
Também antes do voo, está prevista uma ação de protesto do Sindicato dos Profissionais de Polícia contra a “duplicação de funções em relação à segurança no aeroporto”»

artigo publicado no jornal “I”
(13 Abril 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A Binter Cabo Verde realizou o primeiro voo com destino à cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, e perspectiva chegar às ilhas de Maio e São Nicolau antes do verão, ligando assim todas as ilhas de ...