A Aena contrata a Siemens Logistics para a operação e manutenção dos sistemas de triagem de bagagem no Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD)
O contrato de serviço, terá a duração de cinco anos, abrange o suporte técnico de um sistema de transporte e triagem (BHS) com cerca de 140 quilómetros que inclui, entre outros, tecnologia de tabuleiros, tapetes transportadores e mais de 17.000 “chutes”.

Madrid-Barajas (MAD) está entre os aeroportos mais movimentados da Europa e é o hub (terminal de transferências) mais relevante do continente para voos para a América Latina. A Siemens Logistics será responsável pela implementação de um software de gestão do armazém (bagagem antecipada – Drop Baggage) chave essencial para um desempenho superior dos ativos do manuseio de bagagem do aeroporto sendo o SmartTray comprovado da Siemens Logistics para monitoramento de condições. Com seus componentes sensoriais de alta tecnologia, o SmartTray inspeciona, captura e subsequentemente analisa os dados dos sistemas de transporte durante as operações regulares de bagagem. Isso resulta em uma diminuição significativa de inspeções manuais e no mais alto padrão de disponibilidade do sistema operacional. A equipe de serviço pode verificar dados e informações relevantes como e quando necessário, aumentando ainda mais a eficiência. Os dados de condição precisos e objetivos coletados pelo SmartTray são o pré-requisito para análises preditivas e a base para decisões de manutenção preditiva baseadas em IA.
O SmartTray opera com sucesso há muitos anos, não apenas no aeroporto de Madrid-Barajas, mas também noutros aeroportos do mundo. A solução pode ser facilmente integrada a sistemas existentes, independentemente de outras tecnologias aeroportuárias.
Baggage Handling Systems VarioTray
Nos dados divulgados pelo Eurostat, serviço de recolha de estatísticas da UE, Charles de Gaulle (CDG), França, com 70,3 milhões de passageiros foi o aeroporto com maior movimento. Seguiram-se os aeroportos ...