pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ásia e Oceânia, América do Sul, Aeroportos

A construção de aeroportos é crucial para os países emergentes

Este mercado aeroportuário representaria um investimento de 1,9 trilião de dólares até 2030, segundo Blondel.
Os grandes grupos de construção e de gestão de aeroportos internacionais buscam aproveitar estas oportunidades de crescimento fora de seus países de origem.
O desafio para os grandes grupos europeus como Vinci ou Aéroports de Paris é se manter na disputa, em especial na Ásia, onde podem emergir grandes atores”, afirmou Bréchemier.
O gigante chinês CACC (China Airport Construction Group Corporation of CAAC) ou o turco TAV também esperam concorrer neste mercado, no qual os diferentes atores se agrupam em consórcios, de um construtor e de um gestor aeroportuário, por exemplo, para se apresentar nas licitações.
Além da construção de infraestruturas essenciais como pistas, acessos ou torres de controle, as licitações também incluem equipamentos específicos e tecnológicos, como equipamentos de segurança ou de navegação aérea, indica Blondel.
Os aeroportos também devem oferecer outro tipo de serviços, como lojas, bares e restaurantes para se tornar atrativos.
No entanto, neste mercado “é difícil prever o planeamento das futuras oportunidades”, acrescentou Bréchemier.
Um funcionário da direção da aviação civil chinesa insistia recentemente na importância destas infraestruturas básicas, embora lembrasse que 90% dos aeroportos regionais chineses registavam perdas financeiras.
Na Espanha, o aeroporto privado de Ciudad Real, que custou um bilhão de euros, foi colocado à venda em dezembro depois de não receber nenhum voo comercial desde 2011

Delphine Touitou, artigo publicado na página de internet “Br Noticias”
(8 Fevereiro 2014)

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Ásia e Oceânia (128º de 790 artigos)

No Brasil foram concessionados 22 aeroportos em 12 estados, num processo dirigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os aeroportos estavam divididos em três blocos – Norte, Sul e Central – ...