pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ásia e Oceânia, América do Sul, Aeroportos

A construção de aeroportos é crucial para os países emergentes

Este mercado aeroportuário representaria um investimento de 1,9 trilião de dólares até 2030, segundo Blondel.
Os grandes grupos de construção e de gestão de aeroportos internacionais buscam aproveitar estas oportunidades de crescimento fora de seus países de origem.
O desafio para os grandes grupos europeus como Vinci ou Aéroports de Paris é se manter na disputa, em especial na Ásia, onde podem emergir grandes atores”, afirmou Bréchemier.
O gigante chinês CACC (China Airport Construction Group Corporation of CAAC) ou o turco TAV também esperam concorrer neste mercado, no qual os diferentes atores se agrupam em consórcios, de um construtor e de um gestor aeroportuário, por exemplo, para se apresentar nas licitações.
Além da construção de infraestruturas essenciais como pistas, acessos ou torres de controle, as licitações também incluem equipamentos específicos e tecnológicos, como equipamentos de segurança ou de navegação aérea, indica Blondel.
Os aeroportos também devem oferecer outro tipo de serviços, como lojas, bares e restaurantes para se tornar atrativos.
No entanto, neste mercado “é difícil prever o planeamento das futuras oportunidades”, acrescentou Bréchemier.
Um funcionário da direção da aviação civil chinesa insistia recentemente na importância destas infraestruturas básicas, embora lembrasse que 90% dos aeroportos regionais chineses registavam perdas financeiras.
Na Espanha, o aeroporto privado de Ciudad Real, que custou um bilhão de euros, foi colocado à venda em dezembro depois de não receber nenhum voo comercial desde 2011

Delphine Touitou, artigo publicado na página de internet “Br Noticias”
(8 Fevereiro 2014)

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Ásia e Oceânia (116º de 668 artigos)

Para Yokota, que fez uma análise das tendências mundiais para o setor de infraestrutura aeroportuária no próximo ano, a América Latina como um todo não deverá ver muitos movimentos de fusões e ...