pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aeroportos

Aero Clube de Bragança – dias 23, 24 e 25 de junho o Careto AirShow23

No ano em que o Aero Clube de Bragança (ACB) assinala 60 anos de existência, o Careto AirShow vai ter uma edição especial, garantindo o melhor cartaz de sempre. O evento decorre nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Aeródromo Municipal de Bragança, tendo como dia principal (quando acontece o Festival Aéreo), o dia 24 de junho, sábado.Bragança Careto AirShow

São 15 as exibições aéreas previstas, com destaque para a performance acrobática de Ramon Alonso, com títulos de Campeão do Mundo e Campeão da Europa, e Jorge Macias, com título de Campeão de Espanha, representando este país em inúmeras competições internacionais, nomeadamente, o FAI World Formation Aerobatic Championships, onde competem as melhores equipes do mundo sob a FAI (Federação Internacional de Aeronáutica). Os dois conceituados pilotos vão também garantir uma atuação interativa com crianças, um espetáculo que se adivinha, arrebatador. As exibições aéreas arrancam após a passagem sobre o Aeródromo de Bragança de uma patrulha de F16 da Força Aérea Portuguesa, marcada para as 14h45. Segue-se a sempre espetacular atuação dos Patrulha Fantasma, duas aeronaves completamente distintas. A sua atuação consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas, com alguma acrobacia à mistura, mas sobretudo é um voo de exibição de aviões experimentais. A Patrulha Fantasma surgiu no ano de 2006 e foi inicialmente constituída pelas aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), esta última única em Portugal. Não podiam faltar os Salto dos Paraquedistas caretos, que já se tornaram numa das imagens identificativas deste festival. A demonstração do Jato histórico, acontece antes de arrancarem as acrobacias. Depois da demonstração o piloto abre a possibilidade de realizar visitas. O espetáculo acrobático com as piruetas, loops, voos invertidos, voos rasos, e muito mais, arranca com Luis Garção, segue Pedro Cunha Pereira e continua José Luís Lickfold. A equipa DoubleAce, que junta Ramon Alonso e Jorge Macias atua em formação, para depois, individualmente, cada um fazer a sua exibição.
A patrulha acrobática YAKSTARS, alinha-se em formação para a sua exibição e, por fim, a exibição do EADS C-295M da Força Aérea Portuguesa, um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas.

Três dias de festa, com diversão, humor e muito mais
Na vertente social o programa do Careto AirShow23 está cheio de novidades, a começar pelo espetáculo de humor a realizar na noite de 23 de junho, com “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, a conceituada dupla de stand-up comedy. Alias, “Quim Roscas”, que é o comunicador da RTP João Paulo Rodrigues, um amante da aeronáutica civil, aceitou o convite para apadrinhar o evento e surge, assim, como o padrinho do Careto AirShow23, envolvendo-se em toda a organização e promoção do evento.
Na noite de 23 de junho, noite de São João, a festa começa pelas 19h30 com uma sardinhada, às 22h00 atuam os referidos comediantes e, a partir das 23h30, acontece um arraial popular.
No sábado, dia 24, a noite é dedicada à festa “Oitentamente”.
Em permanência há animação dos tradicionais Caretos, bem como Tasquinhas com serviço de refeições tipicamente transmontanas e bares.

Há uma área dedicada às crianças e exposições diversas abertas a todos os visitantes.
Como habitual o ACB garante batismos de voo solidários, este ano oferece voos aos cuidadores informais, pessoas com vidas limitadas por doença de familiares, que cuidam e poucas vezes são cuidados. Há também batismos de voo ao público, cuja receita reverte na integra, este ano, para a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, que está a desenvolver um projeto de sinalização e apoio à população mais idosa do distrito de Bragança. Este ano, pela primeira vez, o Careto AirShow recebe a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar que, com o lema “perder o fôlego”, vai desenvolver durante o evento ações de informação sobre uma doença rara, de difícil diagnóstico, que causa grandes transtornos na qualidade de vida dos doentes. Um diagnóstico precoce ajuda os portadores no controle da doença, aumenta a longevidade e, acima de tudo, permite o aumento da qualidade de vida.

Mais em Aeroportos, Europa (886º de 1065 artigos)

A ligação aérea intracontinental Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão vai começar a operar em 1 de Junho deste próximo ano de 2015, segundo o anúncio do concurso público internacional publicado no ...