pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa, Aeroportos

Aeródromo Municipal de Viseu – Voos regulares devem operar no início de 2015

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que a nova rota de voos regulares que ligará Viseu(VSE) a Lisboa(LIS) e a Faro(FAO) deverá começar a operar no início do próximo ano.
«Esta é a retoma de um serviço que já não existia há alguns anos e que já nem os agentes locais esperavam que pudesse ser retomado. Faço votos para que no início do próximo ano possamos ter os voos regulares já a operar em Viseu», alegou.
Durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Aeródromo Municipal de Viseu, o governante realçou que a inclusão de Viseu e Portimão na rota que anteriormente servia apenas Vila Real, Bragança e Lisboa, não traz despesas acrescidas.
«Temos a certeza que a inclusão de Viseu nesta rota não só é compatível orçamentalmente com a realidade do país, mas também com as regras comunitárias», acrescentou.
Na sua intervenção, Sérgio Monteiro defendeu que esta é uma medida que contribui para a coesão social e do território, para o desenvolvimento de infraestruturas que são de primordial importância para a região e para o fomento da atividade económica.
«É muito importante que, na medida do possível, os governos centrais não se esqueçam do interior na hora de tomar decisões», sustentou.
O secretário de Estado dos Transportes aproveitou ainda para destacar a importância da radicação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) no Aeródromo Municipal de Viseu.
«A partir de agora, salvam-se vidas futuras em Viseu, porque aqui se trata, do ponto de vista adequado e científico, dos acidentes que acontecem, prevenindo outros acidentes que certamente não acontecerão», referiu.
O hangar cedido ao GPIAA deverá entrar em funcionamento dentro de algumas semanas e servirá para armazenar e examinar, com segurança e condições técnicas, as aeronaves acidentadas, o seu conteúdo e os seus destroços.
«Pode parecer que estamos a tratar de sucata, mas destroços de aeronaves que são acidentadas são informação valiosa para a vida das pessoas, porque trataremos de fazer investigação de como prevenir as situações que ainda não aconteceram», disse.
O presidente da Câmara de Viseu informou que foram investidos cerca de 130 mil euros na requalificação do Aeródromo Municipal de Viseu, sendo 100 mil para a pista e perto de 30 mil para o hangar destinado ao GPIAA.
«Com o concurso que está a ser preparado para as ligações aéreas, vamos ter de reforçar a iluminação, para permitir aterragens em dias de nevoeiro e de noite. Também vamos investir do ponto de vista de aparelhos de sinalização», avançou.

adaptação do texto publicado na página de internet “Tvi24”
(14 Julho 2014)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Europa, Ground Handling (552º de 1489 artigos)

«A operadora aérea Sevenair SA – anteriormente denominada Aerovip – mantém a exploração da ligação aérea entre Trás-os-Montes e o Algarve, que tem escala em Viseu, por um novo período de ...