pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aeroportos

Aeroporto de Lisboa – novo tarifário entra em vigor dia 1 de dezembro

TAP descontente

Por deliberação do Conselho de Administração da ANA, SA, de 25 de julho de 2013, nos termos do nº 5.2. do Anexo 12 do Contrato de Concessão, os montantes das taxas de tráfego, assistência a passageiros e assistência à bagagem, em vigor no Aeroporto de Lisboa, terão um ajustamento em 4,40% com efeitos a partir de 1 de Dezembro de 2013.
A ANA irá promover a difusão dos novos valores das taxas na sua página electrónica da Internet, no AIP e no IATA Charges Manual.

TAP descontente
Este ano, é já a segunda vez que as taxas no aeroporto de Lisboa sobem. A ANA explica que “houve uma procura superior ao expectável”, mas a decisão preocupa a TAP, que não excluiu a hipótese de subir o preço dos bilhetes, conta a TSF.
A empresa de gestão aeroportuária ANA anunciou mais um aumento das taxas no aeroporto de Lisboa. Desta vez, está em causa uma subida de 4,4%, a entrar em vigor a 1 de Dezembro, devido a uma “procura superior ao que era expectável”.
Já em Junho as taxas aeroportuárias tinham aumentado 4,37%, o que se traduz num aumento total de 8,77% em seis meses.
A situação está a preocupar a principal companhia aérea portuguesa. O porta-voz da TAP classifica o novo aumento como “preocupante”, porque considera que pode afectar o número de passageiros a passar pelo aeroporto de Lisboa e “afectar um destino que tem atraído muitos turistas nestes últimos anos”.
“O nosso objectivo é que se mantenha a capacidade de atracção, para contribuirmos para que cresça o turismo, que tão importante é nesta fase de dificuldades maiores”, afirmou António Monteiro em declarações à TSF, não excluindo a possibilidade de a TAP aumentar o preço dos bilhetes de avião.
Dos seis milhões de euros de acréscimo de custos, representados pelo novo aumento das taxas aeroportuárias, quatro milhões terão de ser suportados directamente pelos passageiros, e dois milhões serão responsabilidade das companhias aéreas.

adaptação do texto publicado na página de internet “Noticias ao Minuto
(29 Novembro 2013)

Portugal taxas aeroportuarias

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos (45º de 303 artigos)

«A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não aprovou, a título provisório, a entrada em vigor das taxas aeroportuárias definidas pela ANA — Aeroportos de Portugal para este ano, ...