pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial, Aeroportos

Aeroportos portugueses – número de passageiros ultrapassa os 32 milhões

Aeroporto de Lisboa

«Em 2013, nos dez aeroportos do Grupo ANA, detida pela VINCI Airports, a procura aumentou cinco por cento, ou seja, mais 1,52 milhões de passageiros que no ano anterior. No total, o número de passageiros ultrapassou os 32 milhões. Destaque para o resultado do Aeroporto de Lisboa que, pela primeira vez, fica acima dos 16 milhões de passageiros, ou seja uma subida de 4,6 por cento. Realce, ainda, para o crescimento dos Aeroportos da Madeira (7,1%), Aeroporto de Faro (5,4%) e Aeroporto do Porto (5,3%).
O crescimento no Aeroporto de Lisboa, com mais 700 mil passageiros, merece especial destaque, uma vez que representa cerca de 46 por cento do crescimento global no Grupo ANA. A taxa de ocupação média neste aeroporto subiu 2,7 pontos percentuais, para os 77,9 por cento.
Novo modelo regulatório potencia tendência de crescimento
Os resultados apresentados são um indicador de crescimento sustentado de tráfego e um sinal positivo do primeiro ano de aplicação do novo modelo regulatório. Importa avaliar os resultados desta alteração que impôs à ANA um novo paradigma no seu modelo de exploração, fruto do novo contrato de concessão e não da sua privatização. Qualquer que fosse o perfil ou identidade do seu acionista, não restaria outra opção à gestão da ANA. A manutenção desta tendência de crescimento permite, assim, validar um aumento tarifário em linha com o previsto no modelo regulatório.
De sublinhar que a profunda alteração do modelo regulatório leva aeroportos e companhias aéreas a trabalhar em conjunto com vista ao crescimento saudável e sustentável do tráfego aéreo. Só o crescimento do tráfego acima da taxa de inflação permite o crescimento das taxas a preços constantes. Em contrapartida, a redução do tráfego conduzirá à redução das taxas, no sentido de inverter essa tendência negativa.
Importa salientar que, no teste de comparação de taxas com aeroportos europeus previsto no contrato de concessão, Lisboa mantém-se 23% abaixo da média do grupo de comparação.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Aviação Comercial, Europa (68º de 673 artigos)

Os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, geridos pela ANA/Vinci, registaram os maiores crescimentos de tráfego em toda a Europa no período entre janeiro e novembro de 2016, ...