pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aeroportos

Aeroportos – Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS)

A GMV, a Tecnobit e a Skydel anunciam hoje que estão a trabalhar juntos para adaptar a atual solução de simulação de sinais de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) da Skydel, SDX, de modo a suportar os últimos desenvolvimentos do sistema Galileo.

A GMV, a Tecnobit e a Skydel pretendem assim oferecer às empresas, universidades e centros de investigação um sistema de simulação preciso e avançado que acompanhe as funcionalidades mais recentes do sistema Galileo, em sintonia com os esforços Europeus para introduzir no mercado um sistema de navegação moderno, altamente fiável e seguro.
“Juntamente com os nossos parceiros da Tecnobit, e tirando partido da arquitetura única do produto SDX, estamos neste momento a trabalhar para acrescentar o Serviço PRS (Public Regulated Service) à oferta da Skydel”, afirma Manuel Toledo, Diretor da divisão GNSS Advanced User Segment Solutions na GMV. O serviço PRS disponibiliza informação de tempo e posicionamento para aplicações que requerem os níveis de continuidade de serviço mais exigentes.
A GMV em Portugal e a Skydel estão também a unir esforços para integrar as funcionalidades de autenticação de sinal juntamente com o Serviço Comercial e o Serviço Aberto do Galileo. O objetivo desta autenticação passa por aumentar o nível de segurança dos sinais prevenindo a sua falsificação ou fraude, sendo atualmente uma característica única que apenas a constelação Galileo pode oferecer.
A Skydel e a GMV em Portugal colaboram também em projetos que têm como finalidade disponibilizar soluções de simulação de sinais para a segunda geração do Galileo (G2G), cujos satélites serão lançados a partir de 2025.
“Com as capacidades operacionais totais do Galileo cada vez mais próximas, devemo-nos focar nos próximos serviços G2G do sistema”, declara Pierre-Marie Le Véel, diretor de desenvolvimento de negócio da Skydel. “A principal prioridade da Skydel para o mercado Europeu consiste em oferecer ferramentas de simulação para o desenho de dispositivos de GNSS de próxima geração”.
A parceria entre as três empresas consiste numa verdadeira união de forças de cada organização. Enquanto a GMV traz os seus conhecimentos do mercado Europeu e do sistema Galileo e a Tecnobit oferece a sua competência no desenvolvimento de sistemas criptográficos, a Skydel acrescenta o seu simulador versátil e extensível, resultando assim numa sinergia comercial e técnica sólida em torno de uma melhor oferta de serviços GNSS para a Europa.

Sobre a Skydel
Fundada em 2014, a Skydel oferece soluções de testes de GNSS a cientistas e engenheiros que desenvolvem sistemas de navegação e produtos relacionados. O produto bandeira da Skydel é o SDX, um simulador de GNSS de software, multi-constelação e multifrequência. A Skydel está continuamente a melhorar e a instalar o SDX em clientes por todo o mundo para os setores militar, aeronáutico e de automação, assim como para os setores de investigação académica e industrial, através de uma rede de distribuidores e parceiros. https://www.skydelsolutions.com/en/index/

Sobre a GMV
A GMV é um grupo tecnológico internacional fundado em 1984 que opera a nível mundial nos seguintes setores: Aeroespacial, Defesa e Segurança, Cibersegurança, Sistemas Inteligentes de Transportes, Saúde, Telecomunicações e TI para a Administração Pública e grandes empresas.
Atualmente, a GMV é o principal fornecedor independente do mundo de centros de controlo de satélites para operadores comerciais de satélites de telecomunicações, e é líder europeu em sistemas de navegação por satélite (como EGNOS e Galileo). https://www.gmv.com/pt/

Sobre a Tecnobit
A Tecnobit é uma empresa espanhola aeroespacial e de defesa com profundos conhecimentos e experiência em criptosistemas. A Tecnobit começou a participar há vários anos nas atividades de PRS do Galileo, e desde então desenvolveu o módulo de segurança de PRS de Galileo para o recetor espanhol de PRS em associação com a GMV. http://grupooesia.com/en/engineering/

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Europa (14º de 651 artigos)

«Aviação Civil de Hong Kong adjudicou à Indra a realização de testes de voo com Ground-Based Augmentatiom System (GBAS) no Aeroporto de Hong Kong. Os sistemas de aterragem por satélite beneficiam ...