pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial, Aeroportos

Air France-KLM, Lufthansa, IAG, Ryanair e easyJet exigem redução das taxas aeroportuárias

«Cinco companhias aéreas europeias (Air France-KLM, Lufthansa, IAG, Ryanair e easyJet) anunciaram, uma nova aliança para pressionar as autoridades e reivindicar uma redução das taxas aeroportuárias, de modo a melhorar a sua competitividade como parte do concorrência com as companhias aéreas do Golfo.
A aliança, foi baptizada com o nome ‘Airlines for Europe’ (A4E) mostra-se frontalmente contra os “grandes monopólios aeroportuários, pesados custos, contra as pesadas taxas e ineficácia”, como atestam as posições declaradas dos presidentes dos cinco grupos europeus, que dessa forma adjectivam a “a cadeia de abastecimento do sector da aviação”.
De acordo com um estudo citado durante a apresentação da nova associação, os custos aeroportuários têm aumentado “cerca de 90%” desde 2005 nos dez maiores aeroportos, enquanto que “o preço médio do bilhete caiu 20% durante o mesmo período”; A A4E exorta assim a Comissão Europeia a passar novo legislação para reduzir as taxas dos aeroportos comunitários, propondo um sistema de caixa único para cada um.
Na ressaca, um dia após a apresentação, a Associação Europeia de Aeroportos (ACI-Europe) mostrou-se crítica em relação às exigências das cinco empresas europeias. Em comunicado, reclamou que “infelizmente, as companhias aéreas tendem a esquecer que pagam preços abaixo do custo com as infra-estruturas e os serviços que utilizam”.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(22 Janeiro 2016)

Organizações de companhias aéreas europeias:
Association of European Airlines (AEA) que atua em nome das empresas de rede;
European Low Fares Airline Association (ELFAA), representando as transportadoras de baixo custo;
International Air Carrier Association (IACA) cuja voz é a das companhias de tráfego de lazer;
European Regions Airline Association (ERA) que representa as regionais.

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Aviação Comercial, Europa (25º de 1110 artigos)

«As receitas das companhias aéreas vão baixar mais de 60% este ano, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que confirma o que já se suspeitava – que este é o pior ...