pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial, Aeroportos

Air France-KLM, Lufthansa, IAG, Ryanair e easyJet exigem redução das taxas aeroportuárias

«Cinco companhias aéreas europeias (Air France-KLM, Lufthansa, IAG, Ryanair e easyJet) anunciaram, uma nova aliança para pressionar as autoridades e reivindicar uma redução das taxas aeroportuárias, de modo a melhorar a sua competitividade como parte do concorrência com as companhias aéreas do Golfo.
A aliança, foi baptizada com o nome ‘Airlines for Europe’ (A4E) mostra-se frontalmente contra os “grandes monopólios aeroportuários, pesados custos, contra as pesadas taxas e ineficácia”, como atestam as posições declaradas dos presidentes dos cinco grupos europeus, que dessa forma adjectivam a “a cadeia de abastecimento do sector da aviação”.
De acordo com um estudo citado durante a apresentação da nova associação, os custos aeroportuários têm aumentado “cerca de 90%” desde 2005 nos dez maiores aeroportos, enquanto que “o preço médio do bilhete caiu 20% durante o mesmo período”; A A4E exorta assim a Comissão Europeia a passar novo legislação para reduzir as taxas dos aeroportos comunitários, propondo um sistema de caixa único para cada um.
Na ressaca, um dia após a apresentação, a Associação Europeia de Aeroportos (ACI-Europe) mostrou-se crítica em relação às exigências das cinco empresas europeias. Em comunicado, reclamou que “infelizmente, as companhias aéreas tendem a esquecer que pagam preços abaixo do custo com as infra-estruturas e os serviços que utilizam”.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(22 Janeiro 2016)

Organizações de companhias aéreas europeias:
Association of European Airlines (AEA) que atua em nome das empresas de rede;
European Low Fares Airline Association (ELFAA), representando as transportadoras de baixo custo;
International Air Carrier Association (IACA) cuja voz é a das companhias de tráfego de lazer;
European Regions Airline Association (ERA) que representa as regionais.

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Aviação Comercial, Europa (14º de 679 artigos)

«A associação das principais companhias aéreas europeias (A4E – Airlines for Europe) alertou hoje para os “enormes atrasos” provocados pelas filas, que chegam a quatro horas, nos controlos dos ...