pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

África, Aeroportos

Angola – Aeroporto de Luanda passa a aceitar passaporte eletrónico

«A informação foi confirmada esta sexta-feira à Lusa por fonte do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano, acrescentando tratar-se de um sistema de leitura eletrónica de passaportes idêntico ao já utilizado nos aeroportos em Portugal, desenvolvido pela mesma empresa portuguesa Vision-Box.
Denominado em Angola por “Passa Fácil”, o aeroporto 4 de Fevereiro, na capital angolana, será o primeiro a implementar o funcionamento deste serviço, estando previsto o seu alargamento posterior a outros postos de fronteira do país.
Os cidadãos angolanos, de acordo com a mesma informação, também terão acesso à nova funcionalidade, mas neste caso ficarão obrigados a um pré-registo, uma única vez, por não possuírem passaporte eletrónico.
O sistema consiste na análise dos dados do passaporte eletrónico, confrontando automaticamente, no caso de estrangeiros, com o tipo de visto emitido registado na base de dados, e com a análise e comparação de dados biométricos.
“Teremos cerca de uma dezena de equipamentos [individuais e automáticos] na entrada e outros tantos na saída. O que equivale a dizer que poderemos processar a entrada e saída de dez pessoas a cada 12 segundos”, explicou a mesma fonte.
Deixará assim de haver necessidade de contacto com agentes do SME nos atos migratórios, numa tentativa das autoridades angolanas de “desburocratizar” o processo, até agora feito exclusivamente de forma manual. Esta situação provocava longas filas de espera, nomeadamente à chegada de voos de Portugal, como facilmente se observava no posto fronteiriço do aeroporto de Luanda.
Após um período de testes, o sistema entra em funcionamento a partir de domingo, com a sua inauguração oficial, juntando-se Luanda a cerca de três dezenas de aeroportos em todo o mundo que já operam com o sistema da portuguesa Vision-Box.»

artigo publicado no “Jornal Noticias
(17 Abril 2015)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, África (342º de 342 artigos)

«O Aeroporto de Beijing conta, desde sábado (19), com um sistema que permite a cidadãos chineses detentores de passaporte electrónico proceder ao controlo fronteiriço de forma independente, numa ...