pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

África, Aeroportos

Angola – Aeroporto de Luanda pode contar com radar em 2015

Luanda Aeroporto Internacional

«O terminal aéreo de Luanda pode contar com um sistema radar a partir do segundo semestre de 2015, para fazer a cobertura de toda a sua área, revelou hoje, sexta-feira, em Luanda, o administrador do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Diógenes Manuel da Silva.
Falando em conferência de imprensa, a propósito das festividades do 34º aniversário de criação da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, a assinalar-se a 13 do corrente, o responsável frisou que se verificaram alguns percalços por questões ligadas a linhas de financiamento que atrasaram o processo, mas que neste momento o assunto está resolvido.
Disse que esperam, ainda este ano, dar os passos seguintes para concretização dessa acção.
“Um radar deve ser encomendado para fabricação e estamos em crer que o primeiro radar pode vir a ser instalado em Angola no primeiro semestre de 2015, um radar secundário para a área do terminal de Luanda, avaliado em 4/5 milhões de dólares norte americanos”, concluiu.
Na mesma senda, o administrador explicou que está em curso o programa de gestão e controlo do espaço aéreo, aprovado pelo Executivo e que visa reorganizar o espaço aéreo sobre jurisdição de Angola.
Esse programa, em princípio, vai fazer a cobertura de todo o espaço aéreo com sistemas de vigilância aérea, convencionalmente chamado de radar, enfatizou.
Actualmente, para apoio a navegação aérea, o Aeroporto 4 de Fevereiro conta, dentre outros, com sistema de balizagem luminosa, luzes de aproximação, equipamentos de comunicação VOR/DME.
No quadro da refundação da Enana, em curso desde 2009, foram já reabilitados os aeroportos de Cabinda, Soyo, Terminal Doméstico de Luanda, Ndalatando, Malanje, Benguela, Catumbela, Lubango, Ondjiva, Saurimo, Cuito Cuanavale, a aerogare do Dundo, as pistas e áreas de movimento do Kuito, no Bié.
O país conta actualmente com aeroportos e aeródromos modernos e com muito maior capacidade, o que tem permitido a realização das operações de mobilidade de passageiros e cargas, com maior segurança, conforto e rapidez.»

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, África (8º de 496 artigos)

Novo Aeroporto Internacional de Luanda António Agostinho Neto, com um custo de 2,8 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), vai ser inaugurado a 10 de novembro próximo, anunciou o ministro dos ...