pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Aviação Comercial, África, Aeroportos

Angola – Inaugurado o aeroporto “Comandante Kwenha” na província do Cuando Cubango

«As novas instalações do aeroporto “Comandante Kwenha”, na província do Cuando Cubango, e que possui agora um carácter internacional, foram inauguradas terça-feira (02), pelo ministro dos transportes, Augusto Tomás. O mesmo possui uma pista de três mil e 750 metros de comprimento e quarenta e cinco de largura e tem capacidade para receber aeronaves do tipo Boeing 777-300 AR, sendo que o terminal de passageiro está numa área de mais de quatro mil metros quadrados preparada para receber 200 passageiros nas partidas/embarque e igual número nas chegadas/desembarque.
Na ocasião, o ministro Augusto Tomás disse que o aeroporto vai garantir maior rapidez e conforto para todos os passageiros, bem como desempenhar um papel chave na economia local e do país, facilitando o comércio e investimentos com outros países vizinhos.
A cerimónia de inauguração foi igualmente testemunhada pelo governador provincial do Cuando Cubango, Higino Carneiro, e por outros altos funcionários do ministério dos Transportes, do governo local, da ENANA, empresários, directores e delegados locais, entidades religiosas, representantes dos partidos políticos, autoridades tradicionais e outras individualidades.
O ministro acrescentou que o aeroporto inaugurado, totalmente apetrechado, é moderno e oferece muito boas condições de operação para companhias aéreas e outros operadores.
Apontou também, como benefícios, o facto de o aeroporto providenciar uma maior proximidade entre as famílias e permitir o desenvolvimento do turismo naquela parceria do território nacional, tendo lembrando aos presentes que este investimento enquadra-se no programa global de reabilitação e modernização dos aeroportos nacionais e de reestruturação do sistema de transporte aéreo em curso.
Reconheceu, por isso, que o país é extenso em território e o Estado está a assegurar a mobilidade das pessoas e bens em todo território nacional.
Depois da inauguração, foi efectuada uma visita às instalações do novo aeroporto, percorrendo as áreas principais que vão garantir o funcionamento da referida infra-estrutura de carácter internacional, para se inteirar das condições criadas para o efeito.
Segundo o ministro augusto Tomás, o novo aeroporto tem capacidade para mais de trezentas viaturas ligeiras e dezoito veículos pesados, destacando que a empreitada contempla ainda uma torre de controlo equipada com os instrumentos modernos de apoio à informação aérea, iluminação nocturna, uma unidade de Bombeiros, bem como instalações, equipamentos para o fornecimento de água potável e energia.
Informou que o terminal está dotado de sete balcões de check-in, balcões para Serviço de Migração e Estrangeiros, Alfândegas, restaurantes e lojas, adiantando que dispõe igualmente, em termos de equipamentos, de uma máquina de raio X para tapete, duas de raio X para bagagens de mão, um pórtico de detectores de mentais diversos.»

artigo publicado na página de internet “Angop
(3 Dezembro 2014)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, África, Aviação Comercial, Ground Handling (119º de 724 artigos)

«Em Angola, já tiveram início as obras de ampliação e modernização do aeroporto Maria Mambo Café, em Cabinda, as quais foram entregues à empresa China Railway Construction Corporation Limited ...