pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

África, Aeroportos

Angola – O novo Aeroporto Internacional de Luanda

Cidade de Viana

São 3,8 mil milhões de dólares que sairão dos cofres do Estado para concretizar aquela que será a maior obra pública do nosso país. Apesar da data de conclusão ainda ser uma incerteza, o Governo já adiantou que o novo Aeroporto Internacional de Luanda deverá movimentar anualmente mais de 15 milhões de passageiros.
A construção foi aprovada através de um contrato comercial celebrado entre o Ministério dos Transportes e a China International Fund Limited (CIF). Alguns dos fundos para o projecto deverão chegar através de uma linha de crédito aberta por Pequim para apoiar a reconstrução de Angola. Metade do valor deverá ser garantido ainda este ano pelo Ministério das Finanças, através da Reserva Financeira Estratégica Petrolífera.
De acordo com dados adiantados pelo secretário de Estado da Construção, António Flor, e citados pela agência Lusa, as previsões apontam para um tráfego anual de 10 milhões de passageiros em voos internacionais e de cinco milhões em voos domésticos. O total de 15 milhões de passageiros movimentados aumentou em dois milhões desde o lançamento do projecto. A longo prazo, fontes governamentais admitem que este tráfego poderá mesmo quadruplicar, chegando aos 60 milhões de passageiros. O novo aeroporto disporá de 31 mangas, sendo 21 para voos internacionais e 10 para domésticos, duas pistas duplas, das quais, a da zona sul, com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, e capacidade para processar 50 mil toneladas de carga por ano, ao abrigo de um projecto que pretende fazer da infra-estrutura uma plataforma logística e aeroportuária da região.
De acordo com a CIF – que ainda no início do mês foi seleccionada pelo Governo para a construção de três prédios de habitação em Luanda, avaliados em mais de 90 milhões de dólares, o aeroporto terá um terminal com 160 mil metros quadrados e um terminal de mercadorias de 6,2 mil metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas de produtos por ano. Localizado na comuna do Bom Jesus, a cerca de 40 quilómetros da capital, mas já na província do Bengo, o Aeroporto Internacional de Luanda está implantado numa área de 1324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião do mundo, o Airbus A380.

adaptação do texto publicado na página de internet “Ver Angola”
(28 Novembro 2014)

PISTA73media

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, África (31º de 454 artigos)

«As obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda vão ser retomadas ainda este ano, com previsão de conclusão em 2023, ...