pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

América do Sul, Aeroportos

Brasil – Aeroporto de Confins entregue ao setor privado por 30 anos

Aeroportos

«A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou na manhã desta segunda-feira (7) o contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. A expectativa é que a concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, pelas operadoras Flughafen Munchen e Flughafen Zürich AG e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), invista R$ 3,5 bilhões no terminal do aeroporto.
A concessionária administrará o aeroporto de Confins por 30 anos, com 51% de participação, e a Infraero, detém 49% do negócio, assim como ocorreu nas concessões dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP), Brasília (DF), concedidos em 2012, e com o Galeão (RJ), que teve contrato assinado na semana passada. “A Infraero está fazendo parcerias estratégicas com empresas nacionais e estrangeiras com o objetivo de providenciar a modernização do setor”, disse a presidente Dilma.
De acordo com a chefe do Executivo federal, a classe média passou a viajar mais, o que aumenta a necessidade de melhorias nos aeroportos. “A expansão, melhoria e modernização do Tancredo Neves vai trazer grandes ganhos para economia mineira e para toda a região. Obviamente, afeta de forma especial aqui essa região Confins, Lagoa Santa, Vespaziano, Belo Horizonte e região. Mas também cria aqui todas as condições para beneficiar indústrias e serviços da economia mineira, além de permitir qualidade que está à altura do que exige a sociedade deste estado”, afirmou.
Apesar da assinatura do contrato, as obras não devem ser totalmente concluídas antes da Copa do Mundo em decorrência do atraso na formalização da concessão. A solenidade contou, ainda, a participação do ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), Moreira Franco, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul (9º de 363 artigos)

«A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a compra do aeroporto do Galeão (RJ) pela chinesa HNA. O negócio foi anunciado em julho, mas ainda dependia de sinal verde do órgão regulador. ...