pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul, Aeroportos

Brasil – Aeroporto Internacional de Manaus (AM) recebe Atestado de Capacitação Operacional (Acop)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu autorização para que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, receba aeronaves do modelo Boeing 747-8F, apenas para o transporte de cargas. A autorização consta na Portaria n° 125, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O terminal de Manaus é o primeiro operado pela Infraero a receber o certificado. Guarulhos, Galeão e Viracopos, aeroportos concedidos à iniciativa privada, já possuem o título. Galeão e Guarulhos podem receber aeronaves tanto em versão cargueiro, como de passageiros. Já os aeroportos de Manaus e Viracopos têm autorização apenas para operação com aeronaves de carga.
Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, a certificação ao aeroporto de Manaus ampliará cada vez mais a participação do Brasil no mercado. “Com essas autorizações, o Brasil pode se posicionar ainda melhor na exportação e importação, principalmente de perecíveis. É uma abertura de mercado importante para a nossa economia e para o nosso desenvolvimento”, comenta o ministro.

O Atestado de Capacitação Operacional (Acop) é concedido pela Anac a aeroportos que movimentam mais de um milhão de passageiros. São verificados equipamentos, instalações, procedimentos e pessoal e é avaliada a infraestrutura do aeroporto, comprimento da pista, resistência, o tamanho da plataforma de estacionamento e suas configurações, além do sistema de combate à incêndio. Tudo deve estar em conformidade com os padrões de segurança exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Para receber o Acop, é necessário que o operador do aeródromo manifeste interesse junto à Anac. Por parte da Agência, entre outros itens que devem ser atendidos pelo aeroporto. “É importante destacar que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Aeronáutica, também avalia as condições relacionadas ao tráfego aéreo para que o aeroporto receba esse tipo de aeronave”, informou.

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Ground Handling (129º de 511 artigos)

Os dez aeroportos, Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM), para os Jogos Olímpicos e ...