pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aeroportos

Brasil – Aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro com novo sistema de navegação aérea

Torre de Control

«A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) apoia as iniciativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para implantação de novas tecnologias de navegação aérea. A partir de 12 de dezembro, os terminais aéreos de São Paulo e Rio de Janeiro passam a contar com uma nova forma de navegação do tráfego aéreo: o PBN – Performance-Based Navigation ou, em português, Navegação Baseada em Performance.
Com o novo sistema, as aeronaves passam a contar com a capacidade de navegação por satélites para traçar a rota mais direta entre os aeroportos de origem e destino, reduzindo o tempo de voo e consequentemente o consumo de combustível. Segundo a entidade, a entrada em operação do PBN nas principais terminais aéreas do Brasil é um marco importante para a aviação.
“O PBN é uma forma mais rápida e segura de navegação que vai propiciar a redução não só do tempo de viagem, como também da emissão de poluentes na atmosfera. A redução da emissão de poluentes é uma das metas mais importantes da indústria aeronáutica”, disse Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil.»

Pedro Menezes, artigo publicado na página de internet “Mercados & Eventos
(2 Dezembro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos (42º de 280 artigos)

“Aeroportos e Navegação Aérea – uma visão integrada e sistémica” é o tema de um seminário marcado para as 18 horas desta terça-feira, no Auditório Gustave Eiffel, no Campus Académico do Lumiar ...