pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Tráfego Aéreo, América do Sul, Aeroportos

Brasil – Pista do aeroporto de Rio Branco será totalmente reformada

«Os 2.158 metros da pista do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco (AC), vão ser reformados. No lugar de ondulações, trechos com afundamento, sacolejos, rachaduras e poças de água, o aeroporto da capital acreana terá um piso novo que vai permitir receber mais voos comerciais e aumentar a segurança dos pousos/aterragens e descolagens. O investimento feito na reforma é de R$ 97 milhões.
A cerimónia de lançamento das obras aconteceu nesta quarta-feira (8/10) com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e do presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
Para Moreira Franco, a reforma da pista resgata o papel estratégico de Rio Branco na integração da América do Sul. Da região parte a rodovia Interoceânica, que conecta o Brasil ao Peru e, consequentemente, ao Oceano Pacífico. “Trinta milhões de pessoas moram no entorno da região, não só no Brasil. O governo federal está criando aqui um centro logístico que prevê um porto seco, um aeroporto de cargas, já temos a rodovia e vamos poder fazer a integração económica e cultural, que vai deixar de ser um sonho. Vamos ter um aeroporto que vai funcionar com padrões de grande qualidade”, afirmou o ministro.
O aeroporto Plácido de Castro é o 48º mais movimentado do país, registou 378 mil embarques e desembarques em 2013 e atualmente recebe seis voos regulares diários. Com a reforma da pista, a Infraero aposta no aumento de interesse das companhias áreas em oferecer novos voos.
A obra também garantirá o contato da população do Acre com o restante do país. Nos períodos de cheias do rio Madeira, o avião é o único meio de transporte viável para transpor áreas alagadas. Em alguns momentos o transporte de alimentos para abastecer o estado acontece apenas por via aérea.

Cronograma das obras
A primeira fase das obras deve terminar em dezembro, quando começa o chamado “inverno amazónico” marcado por intensas chuvas.
Durante esse período, o aeroporto ficará fechado entre 8h da manhã e meia-noite para pousos e descolagens da aviação comercial, com operações durante a madrugada. Movimentos da aviação geral serão liberados em 1.000 metros de pista para as aeronaves de pequeno porte (monomotor, bimotor e turboélice).
O ministro Moreira Franco destacou os benefícios que a reforma em etapas trará aos usuários: “Vamos garantir uma obra com eficiência técnica, mesmo com o aeroporto em funcionamento, para preservar o direito das pessoas de utilizar o aeroporto quando tiverem necessidade.”
A Infraero orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas responsáveis por seus voos para obter informações sobre o remanejamento de horários.»

artigo publicado na página de internet “Sac Secretaria Aviação Civil”
(8 Outubro 2014)

Brasil Rio Branco

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul, Tráfego Aéreo (118º de 395 artigos)

«Quatro anos após a inauguração, o Aeroporto de Aracati, no litoral do Ceará, deve receber os primeiros voos comerciais em setembro deste ano. De acordo com o Governo do Estado, a companhia aérea ...