pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

América do Sul, Aeroportos

Brasil – Viracopos é o aeroporto mais bem avaliado

A qualidade dos serviços oferecidos pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fez do terminal o mais bem avaliado do Brasil, na opinião dos passageiros. A conclusão é da quinta pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), entre os meses de outubro e dezembro. Desde que a pesquisa passou a ser realizada – primeiro trimestre de 2013 –, é a primeira vez que um aeroporto concedido alcança esse patamar em relação ao indicador “satisfação geral do passageiro”. Em 2013, o mesmo aeroporto conquistou a melhor média em relação a todos os indicadores da pesquisa.
Entre os itens que contribuíram para colocar Viracopos nesse patamar, estão a eficiência dos funcionários do check-in, com nota média de 4,86, a melhor entre todos os terminais aéreos, assim como a cordialidade (4,84) e o tempo de fila na emigração (4,82) e no guiché (4,49).

Sobre a pesquisa
Desde que passou a ser feita, já foram ouvidos 145.962 passageiros. Considerando a movimentação de cada aeroporto, a quantidade de pesquisadores sempre varia de um terminal para o outro. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o passageiro ter passado por todas as etapas da viagem.
O entrevistado deve avaliar esses indicadores atribuindo “notas” de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a menor nota possível e 5 a maior nota possível. Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5 a este item.

adaptação do texto publicado na página de internet “Sac”
(29 Janeiro 2015)

Relatório de desempenho operacional dos aeroportos no 4º trimestre de 2014 (PDF)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul (79º de 363 artigos)

Começou a funcionar o sistema de reconhecimento facial para voos internacionais que desembarcam no Aeroporto Internacional de Brasília. A tecnologia operava em “fase de testes” mas, agora, passa a ...