pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

América do Sul, Aeroportos

Brasília terá primeira Cidade Aeroportuária da América Latina

«O novo projeto da concessionária Inframerica para o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek vai transformar o aeródromo num complexo turístico e empresarial. Chamado de “Primeira Cidade Aeroportuária da América Latina”, o projeto prevê um novo e mais amplo terminal para voos internacionais. O plano de expansão também terá um shopping com 280 lojas, 30 opções de fast food, oito restaurantes de alto padrão, salas de cinema, edifícios corporativos, centro de convenções, uma rede composta por cinco hotéis, hospital, mais 4 mil vagas de estacionamento e até um parque aquático. O projeto, que inicia as obras no segundo trimestre de 2016, pretende mudar o conceito de aeroportos no Brasil e gerar 13 mil novos empregos, segundo estimativa da concessionária.
O empreendimento terá 303 mil m² de área construída, cerca de quatro vezes o espaço atual do terminal de passageiros do aeródromo. A construção da nova sala para voos internacionais será conectada ao satélite e ampliada em uma área de 9 mil m², com um aumento na quantidade de pontes de embarque de quatro para oito.
Com as novas obras, o aeroporto passa a ter capacidade para receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano, 130% a mais do que atualmente. Dois hotéis já têm contratos assinados com a concessionária. Mesmo em um cenário de recuo na demanda da aviação doméstica, o Aeroporto de Brasília deve ter um crescimento de 7% neste ano.
Para o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, os números positivos do aeroporto e as projeções de crescimento confirmam o sucesso da política de concessões do governo federal. “Essas melhorias tem demonstrado um caminho acertado e continuaremos nessa linha, estabelecendo a concorrência e desenvolvimento para o setor”, avaliou.
O projeto foi apresentado na sexta-feira (18/12) pelo presidente da Inframerica, José Luis Menghini, em cerimónia que celebrava três anos de concessão do aeroporto de Brasília. “Estes novos projetos mostram que a concessionária aposta em Brasília como uma cidade de grande potencial para investimento. O aeroporto se tornou modelo de sucesso no País, conquistando posições importantes e sendo reconhecido pelos passageiros como um terminal moderno e confortável. Esta é a prova de que a concessão foi um modelo exitoso. Temos muitas melhorias e novidades para Brasília nos próximos 22 anos de concessão”, afirma Menghini. O governador do Distrito Federal (GDF), Rodrigo Rollemberg, também esteve presente no evento.

Avanços
Desde 2012, quando a Inframerica assumiu o Aeroporto de Brasília, a movimentação de passageiros indo ou vindo do exterior mais do que dobrou. Antes da concessão, o aeródromo era o 4º aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros. Hoje, ocupa o segundo lugar e é considerado o maior hub doméstico do País.
O Terminal passou de 60 mil m² para 110 mil m², um aumento operacional de 45%. Hoje são 70 posições para estacionamento de aeronaves, um incremento de 67%. Com a nova infraestrutura, o aeroporto comporta hoje até 60 voos por hora e 21 milhões de passageiros por ano, 5 milhões a mais do que vinha recebendo.

Fim de ano
O fluxo de passageiros para este final de semana (18,19 e 20 de dezembro) no Aeroporto de Brasília será um dos mais movimentados do ano. Segundo a Inframerica, são esperados 170 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões, um aumento de cerca de 4% em relação a 2014. Para o período de alta temporada entre 10 de dezembro e 10 de janeiro de 2016, são estimados pela concessionária que 1,87 milhão de pessoas passem pelo aeródromo, 5% a mais que no ano passado. Por dia, uma média de 58 mil passageiros devem passar pelo terminal brasiliense.»

artigo publicado na página de internet “Sac
(18 Dezembro 2015)

Mais em Aeroportos, América do Sul (402º de 402 artigos)

«Após a conclusão das obras de ampliação, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vai ampliar de oito mil para 40 mil o número de funcionários contratatos para atendimento de ...