pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ásia e Oceânia, Aeroportos

Direitos de aterragem (slots) – Qatar Airways ameaça Airbus

«A Qatar Airways admite reconsiderar a encomenda de aviões feita à Airbus caso não consiga obter direitos de aterragem ou slots (faixas horárias) nos aeroportos europeus. A ameaça foi feita hoje pelo presidente-executivo da companhia, Akbar Al Baker, em entrevista a um jornal alemão.
“Se (os direitos para aterragens e descolagens nos aeroportos europeus) forem ainda mais limitados, vamos parar de comprar aviões europeus. Temos 186 encomendas à Airbus. Qual o impacto que isso teria sobre os empregos alemães?”, disse o responsável, citado hoje pelo jornal Handelsblatt.
As companhias aéreas do Médio Oriente de crescimento rápido, como a Qatar e a Emirates, têm acusado os governos europeus de restringir a concorrência ao dar às companhias aéreas de base europeia (ou mais próximas da Europa) preferência na cedência de slots nos aeroportos.
A Emirates, por exemplo, mantém o interesse em expandir as suas rotas na Europa e continua a aguardar autorização para voar para Berlim e Estugarda. Na entrevista ao Handelsblatt, Al Baker adiantou ainda ter sido abordado por representantes de aeroportos de Hamburgo e Dusseldorf, no sentido de adicionar rotas da Qatar naqueles destinos.»

Margarida Fiúza, artigo publicado na página de internet “Expresso”
(1 Julho 2014)

 

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Ásia e Oceânia (41º de 366 artigos)

Durante 2016, várias novas companhias aéreas, incluindo a Nepal Airlines Corporation e a russa Rossiya, lançaram serviços para o aeroporto Dubai International, enquanto 11 novos destinos de passageiros ...