pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aeroportos

Portugal – A ANA Aeroportos vai investir este ano 62 milhões

Aeroporto de Lisboa

A ANA prevê investir 61,9 milhões de euros este ano, mais 16,8% do que em 2013, quando foi privatizada e concessionada aos franceses da Vinci. Tal como nos anos anteriores, Lisboa receberá a maior verba: 33,8 milhões de euros.
Fonte oficial da gestora aeroportuária detalhou ao SOL que serão aplicados sobretudo em áreas operacionais, incluindo aumento da capacidade nas zonas de check-in de passageiros, tratamento de bagagens e controle de segurança.
O espaço de alimentação também será relocalizado, devido aos fluxos de passageiros em torno da nova praça central e à maior utilização do sector norte do terminal. “Lisboa tem sido o grande responsável dos investimentos da rede ANA e são visíveis os resultados”, salientou o director-adjunto do aeroporto da capital, Francisco Pita, na apresentação aos jornalistas dos resultados de tráfego no grupo ANA, esta semana (ver quadro). O investimento previsto para 2014 em Lisboa – uma queda de 2,6% face ao ano passado – “representa o fecho de um ciclo” relacionado com o com o plano de desenvolvimento desta infra-estrutura, sustentou.

O Porto e a Madeira terão mais do triplo do investimento. Ao aeroporto Francisco Sá Carneiro destinam-se 8,6 milhões (foram 2,3 milhões em 2013) e no arquipélago madeirense serão aplicados 7,9 milhões de euros (2,5 milhões no ano passado). Entre os gastos mais significativos em ambos estão a repavimentação de pistas, placas de estacionamento e vias de circulação de aviões.
Os Açores terão 2,8 milhões, um reforço de 75%. E para Faro serão 3,7 milhões, abaixo dos nove milhões gastos em 2013, segundo os dados da ANA, que nunca referem o aeroporto de Beja. Haverá ainda 5,1 milhões para outras rubricas, como compra de material informático.
Estes investimentos deverão integrar o novo plano estratégico para os próximos anos, que a Vinci – cuja cúpula foi ontem recebida por Cavaco Silva – traçou para a ANA. O documento já terá sido entregue ao Governo, mas ainda não é público.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Europa (38º de 509 artigos)

«A ANA –Aeroportos de Portugal (do grupo francês Vinci) vai investir 55 milhões de euros no aeroporto do Porto para reforço da segurança e fluidez no despacho de bagagens e iniciar em 2018 a ...