pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa, Aeroportos

Portugal – Caminhos de ferro (CP) contra-ataca: ‘O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair’

«Enquanto se aguarda a estreia dos voos da Ryanair que vão ligar Lisboa ao Porto e Faro, a CP avança com campanha que reforça e promove as viagens de comboio.
“Qualidade Business. Preços Ryanair”. É este o ‘slogan’ do anúncio publicado pela CP em vários media, com a particularidade de fazer uso do estilo irónico e até provocador que caracteriza grande parte da publicidade da companhia aérea.
Depois de confirmados os voos directos Lisboa – Porto e Lisboa – Faro, com início marcado para Abril, a CP aposta numa estratégia de concorrência directa, salientando as vantagens das ligações ferroviárias.
No anúncio, o grande destaque vai para o preço “a partir de €18,50”, valor mínimo referenciado para uma ligação Lisboa-Porto em Alfa Pendular. Um valor a que não é alheio o preço mínimo com que a Ryanair está a promover os voos: “desde €19,99”.
O preço mínimo da CP consegue-se graças a uma promoção que oferece 40 por cento de desconto “em todos os comboios Alfa Pendular e Intercidades, para todos os destinos”, conforme é explicado no site oficial da CP. “Os bilhetes em promoção podem ser adquiridos com cinco ou mais dias de antecedência (até ao limite de 60 dias), relativamente à data de realização da viagem”, informam.
No anúncio, com uma foto do interior de uma carruagem Alfa – uma imagem que facilmente se poderia confundir com uma espaçosa classe executiva de avião -, a CP apela à história, lembrando que a companhia “liga Lisboa e Porto desde 1877”, para logo de seguida evidenciar vantagens da ferrovia, entre o “económico”, “ecológico”, “cada vez mais rápido e mais confortável”. O texto reforça também os serviços garantidos no Alfa como a Internet sem fios, a restauração e, sublinham, “muito espaço para estender as pernas”.
Mas na guerra comboio vs. avião há mais vantagens ferroviárias, apontam: viaja-se “sem perder tempo em check-in, controlos de segurança ou recolhas de bagagem“.
Em jeito de conclusão, um toque de simpatia da CP que mais soa a um xeque-mate: “O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair”.
Sendo a “low cost” uma das grandes especialistas em guerrilha publicitária, rápida, contundente e, muitas vezes até, polémica (como este à Pingo Doce, este à Zé Povinho ou até este à Passos Coelho), resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos para conhecer a resposta aérea.»

Luís J. Santos, artigo publicado na página de internet “Publico
(27 Fevereiro 2014)

 

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Europa, Ground Handling (91º de 1496 artigos)

De acordo com dados divulgados pela Vinci, que detém a ANA — Aeroportos de Portugal, todos os aeroportos (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria, Flores e Horta) o número de ...