pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

América do Sul, Aeroportos

Brasil – A alemã Fraport é responsável pela administração do Aeroporto de Porto Alegre

«Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, passa a ser administrado pela empresa alemã a partir desta sexta-feira (28). A Fraport, que já opera noutros aeroportos pelo mundo, vai ter o compromisso de executar várias obras, uma delas prometida há mais de uma década: a ampliação da pista do terminal.
O governador José Ivo Sartori participou da cerimonia no Palácio do Planalto, em Brasília, que marcou a entrega do aeroporto para empresa alemã Fraport. O ato com a presença do presidente Michel Temer foi simbólico, porque o contrato será assinado na sexta-feira na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Serão investimentos muito fortes e grandes e acredito que teremos algumas mudanças, pelo que nós temos conversado com a empresa, já para o final deste ano”, relata o governador do estado, José Ivo Sartori.
A partir da assinatura do contrato, o grupo alemão terá 52 meses, ou seja, pouco mais de quatro anos, para fazer a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Além disso, nos próximos dois anos, eles terão de fazer a ampliação do terminal de passageiros e a construção de um novo edifício garagem pra estacionamento.
No total, os alemães devem investir quase R$ 2 bilhões no aeroporto. A concessão será de 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A previsão é aumentar de 8 milhões para 22 milhões o número de passageiros por ano até o fim do contrato.
De acordo com o engenheiro civil Guilherme Marcondes Machado, especialista em projetos para obras em aeroportos, os passageiros vão perceber as mudanças em um prazo curto.
“Pelas regras do leilão, os operadores que ganharam essa concorrência são obrigados a investir uma quantidade bem relevante em termos de melhorias, ampliação e reforma da infraestrutura do aeroporto. Então, nesses primeiros dois anos o que vai se ver são grandes obras acontecendo, melhorias e ampliação desse aeroporto”, afirma.»

Nathalia Fruet, artigo publicado na página de internet “G1 Globo
(27 Julho 2017)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Sul (127º de 359 artigos)

«O novo projeto da concessionária Inframerica para o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek vai transformar o aeródromo num complexo turístico e empresarial. Chamado de “Primeira ...