pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ásia e Oceânia, Aeroportos

Samoa americana – Ilha de Ta’u tem o sol como a única fonte de energia

Tesla - Elon Musk

«A ilha Ta’u, na Samoa americana, vai ter a eletricidade dependente do sol. O projeto é da Tesla, a empresa que comprou a SolarCity.
A empresa do conhecido empreendedor Elon Musk revelou que pretende transformar esta ilha (mais próxima da Oceania, mas sob soberania dos EUA) numa ‘montra’ das possibilidades da energia solar.
Por enquanto, os cerca de 600 habitantes vivem da eletricidade fornecida por geradores a gasóleo.
Esse cenário vai mudar radicalmente e será em breve. A Tesla está já a instalar 5328 painéis solares fotovoltaicos da SolarCity e e 60 baterias Tesla Powerpacks.
Refira-se que a SolarCity é a empresa de energia solar que a Tesla comprou, esta semana, por 2600 milhões de dólares, cerca de 2455 milhões de euros.
O fim dos poluentes (e barulhentos) geradores na ilha Ta’u vai permitir evitar, por ano, a combustão de mais de 414 mil litros de gasóleo.
A rentabilidade do projeto é a maior ameaça à ambição de Elon Musk, até porque a SolarCity ainda gasta seis dólares para faturar… um dólar.
No entanto, o famoso empreendedor acredita que esta aposta na ilha Ta’u é um pilar no desenvolvimento de uma estratégia global de geração e armazenamento de energia limpa.
O sistema montado pela Tesla, com equipamento da SolarCity, consegue recarregar-se apenas em sete horas e tem uma autonomia de três dias, ou seja, durante esse período fornece eletricidade mesmo que não receba radiação solar.»

João Miguel Ribeiro, artigo publicado na página de internet “Ptjornal
(25 Novembro 2016)

PISTA73media

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Ásia e Oceânia (109º de 375 artigos)

A maior aeronave cargueiro do mundo, O Antonov An-225, aterrou pela primeira vez na Austrália, atraindo cerca de 15.000 pessoas para o aeroporto de Perth. ...