pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

América do Norte, Aeroportos

Segurança nos aeroportos – Conselho de Segurança da ONU aprova resolução “histórica”

«O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje uma resolução que defende o reforço da segurança nos aeroportos e aviões face à ameaça do terrorismo.
No decurso de uma reunião de ministros, o órgão máximo de decisão das Nações Unidas abordou pela primeira vez o assunto e sublinhou a importância de reforçar os padrões internacionais e assegurar a sua adequada aplicação em todos os países.
A resolução implica uma importante mensagem aos governos para que trabalhem com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) numa revisão das atuais normas.
Entre outras medidas necessárias, o texto menciona os controlos de segurança, o controlo dos empregados com acesso a instalações aeroportuárias e as novas tecnologias que permitem detetar explosivos e outras ameaças.
Nesse sentido, apela ao aumento da cooperação entre países à partilha de informação pelos que dispõem de melhores sistemas.
Os Estados-membros advertem que “os grupos terroristas continuam a considerar a aviação civil como um objetivo atrativo, com o objetivo de custar substanciais perdas de vidas e danos económicos”.
O texto, entre outras recomendações, pede aos países da ONU que “exijam às companhias aéreas que operam nos seus territórios informação atempada às autoridades nacionais competentes sobre os passageiros”.
O Reino Unido impulsionou a adoção desta resolução após os recentes ataques nos aeroportos de Bruxelas e Istambul, ou à explosão de um avião que sobrevoava o Egito.
A resolução foi aprovada pelos 15 países que integram o Conselho de Segurança, um consenso que na perspetiva do secretário para a Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jeh Johnson, “demonstra que é uma questão grave e urgente”.
O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, recordou que o tráfego aéreo civil transporta anualmente três mil milhões de pessoas, e recordou tratar-se da primeira resolução da ONU “em toda a sua história” que se centra neste tema.»

artigo publicado na página de internet “Noticia ao Minuto
(22 Setembro 2016)

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, América do Norte (139º de 431 artigos)

Os passageiros que embarquem para os Estados Unidos e Reino Unido a partir de aeroportos em dez países de maioria muçulmana vão ser proibidos de entrar na cabina com tablets e outros aparelhos de maiores ...