pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ásia e Oceânia, Aeroportos

Singapura – O novo terminal do aeroporto Jewel Changi já está em construção

«Uma cascata de dez andares está no centro do novo terminal Jewel Changi, que traz a floresta para os espaços tradicionalmente cinzentos dos aeroportos.
O aeroporto de Changi, em Singapura, encabeça regularmente as listas de melhores aeroportos do mundo. Tem cinemas, um spa, piscina, ginásio, e mesmo um escorrega de quatro andares, e é há 18 anos o melhor aeroporto do planeta no ranking do Guide to Sleeping in Airports. O seu segundo terminal, porém, poderá ser ainda melhor. Agora em construção, prevê-se que o Jewel Changi esteja terminado em 2018, com a sua cascata de dez andares e floresta interior.
O terminal, que custará mais de 900 milhões de euros, vai ter um jardim interior de cinco andares chamado Forest Valley (vale da floresta), composto de árvores nativas da região. “Queríamos criar um espaço onde atividades tradicionalmente exteriores, na natureza, são trazidas para um ambiente interior”, disse à CNN o porta-voz do Grupo Changi Airport, Robin Goh.
Pelo meio da floresta, uma cascata de quarenta metros chamada Rain Vortex (vórtex da chuva) forma o centro do terminal. De noite, transforma-se num espectáculo de luz, onde são projetadas imagens.
“Queríamos criar um espaço onde os visitantes possam simplesmente relaxar e divertir-se com a sua família e amigos”, continua Robin Goh.
Quase sete mil voos vão passar pelo aeroporto todas as semanas. Vai ter um hotel onde os passageiros podem passar a noite ou descansar enquanto esperam pelo voo de transferência, e vários terraços para refeições.
O Jewel Changi não é o único aeroporto saído do futuro que está em construção. No México, por exemplo, o Mexico City International Airport vai ser o aeroporto mais sustentável do mundo: composto por um enorme terminal apenas, em vez de um conjunto de pequenos edifícios como é habitual, vai requerer menos materiais e menos energia.»

artigo publicado no jornal “Dn Globo
(12 Janeiro 2015)

PISTA73media

Artigos relacionados

Mais em Aeroportos, Ásia e Oceânia (49º de 366 artigos)

«O Aeroporto Internacional de Macau encerrou 2016 com mais de 6,6 milhões de passageiros, um aumento de 14% comparativamente a 2015, e um recorde em 21 anos de operação. ...