pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

A Comissão Europeia autoriza aquisição da Alitalia pela Etihad Airways

«A Comissão Europeia deu “luz verde” ao negócio de compra de 49% da Alitalia por parte da Etihad Airways. A operação, anunciada em Agosto, custará à companhia aérea de Abu Dhabi 560 milhões de euros.
A única condição imposta por Bruxelas para a concretização da operação é que as duas companhias cedam slots a uma outra companhia nos aeroportos de Roma Fiumicino e de Belgrado. Isto porque, a Alitalia e a Air Serbia, da qual a Etihad detém 49% desde Agosto de 2013, são as únicas companhias que oferecem voos directos entre Roma e Belgrado.
A Etihad dispõe-se a investir mais de mil milhões de euros na companhia italiana, na redução do passivo e na compra de aviões, mas em contrapartida exige o despedimento de cerca de dois mil trabalhadores.
Com a tomada de controlo da Alitalia a Etihad dá mais um passo na sua estratégia de construção de uma teia de participações a nível global, que além do mais alimentarão o seu hub no Médio Oriente.»

artigo publicado na página de internet “Transportes E Negócios”
(17 Novembro 2014)

 
Alitalia and Etihad Airways are pleased to confirm that they have received merger clearance from the European Commission under EU Regulation No. 139/2004. They can therefore proceed with the proposed strategic partnership announced in August.

Regulamento(CE) 139/2004 (PDF)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (333º de 1231 artigos)

«A Airlines for Europe (A4E) condenou as «restrições fronteiriças caóticas» impostas na União Europeia (UE), causadoras de um «impacto devastador na liberdade de circulação» durante o Verão. ...