pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

A Comissão Europeia autoriza aquisição da Alitalia pela Etihad Airways

«A Comissão Europeia deu “luz verde” ao negócio de compra de 49% da Alitalia por parte da Etihad Airways. A operação, anunciada em Agosto, custará à companhia aérea de Abu Dhabi 560 milhões de euros.
A única condição imposta por Bruxelas para a concretização da operação é que as duas companhias cedam slots a uma outra companhia nos aeroportos de Roma Fiumicino e de Belgrado. Isto porque, a Alitalia e a Air Serbia, da qual a Etihad detém 49% desde Agosto de 2013, são as únicas companhias que oferecem voos directos entre Roma e Belgrado.
A Etihad dispõe-se a investir mais de mil milhões de euros na companhia italiana, na redução do passivo e na compra de aviões, mas em contrapartida exige o despedimento de cerca de dois mil trabalhadores.
Com a tomada de controlo da Alitalia a Etihad dá mais um passo na sua estratégia de construção de uma teia de participações a nível global, que além do mais alimentarão o seu hub no Médio Oriente.»

artigo publicado na página de internet “Transportes E Negócios”
(17 Novembro 2014)

 
Alitalia and Etihad Airways are pleased to confirm that they have received merger clearance from the European Commission under EU Regulation No. 139/2004. They can therefore proceed with the proposed strategic partnership announced in August.

Regulamento(CE) 139/2004 (PDF)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (285º de 804 artigos)

«”A reunião de accionistas da Alitalia, realizada a 2 de maio, reparou com grande pesar o resultado do inquérito aos funcionários. O voto negativo [dos funcionários] determinou a incapacidade de ...