pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aviação Comercial, América do Sul

A Comissão Europeia sanciona cartel de carga aérea

«A Comissão Europeia voltou a adoptar uma decisão datada de Novembro de 2010 que, à altura, punia 11 transportadoras aéreas de carga,

assim definitivamente objectivando uma sanção de 776 465 000 euros aplicada às companhias Air Canada, Air France-KLM, British Airways, Cargolux, Cathay Pacific Airways, Japan Airlines, LAN Chile, Martinair, Qantas, SAS e Singapore Airlines, por cartelização e concertação de preços.
Através da divulgação de um comunicado, a Comissão Europeia revelou que repescou uma decisão de 2010 (na altura anulada pelo Tribunal Geral da União Europeia, por bases processuais) que punia comportamentos de fixação de preços levados a cabo por 11 companhias aéreas no transporte de mercadoria, entre os anos de 1999 e 2006, no contexto do Espaço Económico Europeu.
«Milhões de negócios dependem da integridade dos serviços de transporte aéreo, que carregam mais de 20% das importações da UE e 30% das suas exportações. Trabalhar em conjunto num cartel ao invés de se competir para oferecer melhores serviços aos clientes não é compatível com a Comissão. A decisão de hoje garante que as companhias que fizeram parte do cartel são sancionadas pelos seus comportamentos», esclareceu Margrethe Vestager, comissária responsável pela Concorrência.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(11 Março 2017)

Antitrust: Commission re-adopts decision and fines air cargo carriers €776 million for price-fixing cartel  – UE sanciona cartel de carga aérea (PDF)

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Aviação Comercial (72º de 458 artigos)

O Fast Travel da IATA é atribuído às companhias aéreas que oferecem pelo menos, aos seus passageiros 80% de novas tecnologias em self-service. A Swiss International Air Lines (SWISS) recebeu o prémio ...