pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Airbus – Aviões elétricos podem ser o futuro da aviação?

«O E-Fan – um avião elétrico – do grupo Airbus, cruzou ontem o canal da Mancha em 38 minutos, assinalando, possivelmente, o início de uma nova era na aviação.
O pequeno avião E-fan, com apenas dois lugares e 600 quilos de peso pode atingir uma velocidade máxima de 220 quilómetros por hora. O interessante desta aeronave é o facto de não libertar quaisquer emissões de carbono.
Com uma pequena viagem de 38 minutos, o pequeno E-Fan descolou de Lydd, no condado de Kent, em Inglaterra, para aterrar pouco tempo depois em Calais, França, dado inicio a uma nova era na aviação.

“Apesar de estar só na cabine, estavam muitas pessoas a voar comigo hoje neste grande sucesso”, afirmou o piloto Didier Esteyne, acrescentando que o resultado se deve ao ‘fantástico esforço e paixão’ da equipa que se empenhou no objetivo.”
Também Jean Botti, chefe da equipa técnica da Airbus, salientou o sucesso desta operação, dizendo que isto permitirá à companhia ‘iniciar a produção em série’, que levará ao desenvolvimento de aviões elétricos seguros.
Tendo em conta o alto custo dos combustíveis, é espectável que a indústria aeronáutica precise de passar por uma grande transformação. A chegada de aviões elétricos pode, portanto, não estar tão longe quanto isso. Este ‘batismo’ da Airbus vai precisamente nesse sentido.»

Sérgio Meireles, artigo publicado na página de internet “Ptjornal
(11 Julho 2015)

PISTA73media

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (167º de 1007 artigos)

Um voo da companhia britânica British Airways bateu o recorde de viagem subsónica – velocidade inferior à velocidade do som – mais rápida entre Nova Iorque e Londres: nada mais, nada menos do ...