pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial, América do Norte

As ajudas dadas em 2013 pelo governo norte-americano à Boeing são ilegais

«A OMC – Organização Mundial do Comércio considerou ilegais as ajudas que o governo dos Estados Unidos concedeu à Boeing em 2013, de forma a garantir a fixação no país de uma fábrica da construtora aeronáutica.
Em 2013, o governo norte-americano reduziu impostos à Boeing. Bruxelas não gostou da medida e apresentou queixa contra o fabricante norte-americano, sendo que a decisão da OMC vem agora dar razão ao lado europeu.
A medida do governo norte-americano foi um incentivo dado à Boeing para desenvolver o novo 777X. A União Europeia estima que os apoios ilegais dados pelo governo norte-americano tenham tido um impacto positivo de 5,7 mil milhões de dólares.
A Boeing já confirmou que apresentará recurso e defende-se argumentando que só beneficiaria dos incentivos a partir de 2020, de 50 milhões de dólares por ano. A Airbus também atacou a concorrente norte-americana, afirmando mesmo que os apoios proibidos recebidos pela concorrente prejudicaram as suas vendas em 50 mil milhões de dólares.
A luta entre Airbus e Boeing dura há muitos anos e, tanto do lado europeu como do lado norte-americano, muitas têm sido as acusações de apoios ilegais do governo norte-americano à Boeing e da União Europeia à Airbus.»

artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(29 Novembro 2016)

Sobre a OMC
A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marraquexe.
Funções da OMC
– Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
– Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
– Negociar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
– Criar situações e momentos (rodadas/reuniões) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
– Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.

Artigos relacionados

Mais em América do Norte, Aviação Comercial, Europa (99º de 599 artigos)

«A Boeing e a Airbus estão a deparar-se com problemas nas entregas dos seus modelos de maiores dimensões, com alguns adiamentos e outros cancelamentos anunciados. ...