pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Comissão Europeia cede 18 “slots” da TAP no aeroporto de Lisboa à EasyJet

«Comissão Europeia atribuiu hoje os 18 ‘slots’ da TAP no aeroporto de Lisboa, após imposição para aprovar o plano de reestruturação, à companhia aérea EasyJet,  que ficou em primeiro lugar ultrapassando a concorrente a concurso, Ryanair.
“A Comissão Europeia classificou a EasyJet em primeiro lugar entre as transportadoras aéreas que se candidataram à atribuição da carteira com um máximo de 18 faixas horárias (slots) no aeroporto de Lisboa”, anuncia o executivo comunitário em comunicado. A instituição acrescenta que “as faixas horárias serão disponibilizadas pela TAP Air Portugal para atenuar eventuais distorções indevidas da concorrência criadas pelo auxílio à reestruturação que lhe foi concedido por Portugal, após autorização da Comissão em dezembro de 2021”, permitindo assim à EasyJet “começar a explorar novas rotas a partir de 30 de outubro de 2022”.
A outra companhia aérea que concorreu aos ‘slots’ da TAP foi a também ‘low cost’ Ryanair, que na segunda-feira disse à agência Lusa ser a candidata “mais fiável” face à EasyJet. Entendimento diferente teve Bruxelas, que na nota à imprensa adianta que “analisou em pormenor as propostas recebidas em função dos critérios de elegibilidade, avaliação e classificação”, tendo em conta a “capacidade de lugares que as transportadoras poderiam oferecer utilizando as faixas horárias disponibilizadas pela TAP Air Portugal”, optando assim por dar o primeiro lugar à EasyJet.
Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, após ter dado hoje ‘luz verde’ a esta atribuição à companhia aérea EasyJet, fonte oficial da Comissão Europeia explica que “a classificação se baseou na capacidade de lugares no aeroporto de Lisboa oferecida utilizando as faixas horárias de recurso durante o período de 2022-2025”.
“A companhia aérea que oferecesse a maior capacidade de lugares seria a primeira classificada” para receber este ‘slots’, que são faixas horárias para descolagem e aterragem, acrescenta. A mesma fonte oficial assinala que “a Comissão classificou as propostas apresentadas pelas companhias aéreas que preenchiam os critérios de elegibilidade e foram consideradas credíveis do ponto de vista operacional e financeiro e no que respeita à legislação da concorrência da UE”.
Questionada sobre os próximos passos, a instituição adianta à Lusa que “terá de aprovar o acordo de transferência de faixas horárias antes da sua assinatura”.
“A EasyJet tem agora prioridade para celebrar com a TAP Air Portugal o acordo de transferência de faixas horárias que lhe permitirá expandir as suas operações no aeroporto de Lisboa e oferecer novos voos a partir de 30 de outubro de 2022”, adianta a Comissão Europeia.
Em causa está o aval dado pela Comissão Europeia, em 21 de dezembro passado, ao plano de reestruturação da TAP e à ajuda estatal de 2.550 milhões de euros para permitir que o grupo regressasse à viabilidade, impondo para isso compromissos de forma a não prejudicar a concorrência europeia.
Entre os remédios impostos por Bruxelas para aprovar o plano de reestruturação está, precisamente, a obrigação de a companhia aérea disponibilizar até 18 ‘slots’ por dia no aeroporto de Lisboa.»

Lusa, artigo publicado na página de internet “Expresso
(16 Junho 2022)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (156º de 1246 artigos)

A partir de dia 30 de outubro, a low cost easyJet deslocará a operação para o Terminal 1 no Aeroporto de Lisboa, reforçando o seu papel enquanto companhia aérea número dois na capital portuguesa, destacou ...