pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aviação Comercial, América do Sul

Brasil – Anac certifica Airbus A350-900

«A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu, na sexta-feira (14 de agosto de 2015), o Certificado de Tipo de aeronave importada para a aeronave A350-900, o mais novo avião comercial da Airbus. O jato incorpora as mais recentes tecnologias existentes, tais como materiais compostos de última geração, controles de voo fly-by-wire e iluminação a LED (Light Emitting Diode) com variação de cores — além de baixo ruído de cabine.

Capaz de transportar 440 passageiros (ou 268 toneladas) na sua capacidade máxima, a aeronave possui um alcance de 8.000 milhas náuticas e conta com 84.000 libras de empuxo voltados para a melhor eficiência em consumo de combustível — isso graças ao uso de mais de 50% de materiais não metálicos na sua estrutura. Com uma configuração interna capaz de acomodar até três classes diferentes, a aeronave tem dois motores Trent WXB de última geração da Rolls-Royce, e já esteve em exposição estática em duas ocasiões distintas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP).

O processo de certificação na ANAC durou treze meses e envolveu pelo menos oito especialistas da Agência, durante oito meses contínuos. A aeronave está sendo adquirida pela TAM Linhas Aéreas, que planeia iniciar as operações com o equipamento no início de 2016.»

artigo publicado na página de internet “Anac Brasil”
(14 Agosto 2015)

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Aviação Comercial (287º de 448 artigos)
Airbus A350

A Airbus entregou o primeiro A350 XWB, o mais recente wide body do mundo, ao cliente Qatar Airways. O A350 XWB redefinirá a forma como as pessoas voarão nas próximas décadas e abrirá uma nova era no que ...