pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Cockpit, Aviação Comercial, América do Sul

Brasil – Mudanças na navegação aérea racionalizam o uso do espaço aéreo

Jogos Olímpicos Rio 2016

O conceito de navegação global, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vai propiciar uma maior eficiência na gestão do tráfego aéreo no Brasil, com redução do tempo de voo, consumo de combustível, poluição do meio ambiente e ruído nos aeroportos, mudanças inseridas no Programa Sirius.
As Áreas de Controle Terminal (TMA) de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Brasília e Belo Horizonte (Pampulha e Confins) passaram por mudanças estruturais para melhorar o fluxo de aeronaves durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Entre as principais alterações, destaca-se a revisão dos procedimentos de chegada, aproximação e saída das áreas de controle, utilizando os conceitos da Navegação Baseada em Performance (PBN). Esses procedimentos permitem trajetórias mais precisas, subidas e descidas mais contínuas para as aeronaves, economia de combustível, aumento da capacidade dos órgãos de controle e diminuição da carga de trabalho dos controladores.

PISTA73media

 

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Aviação Comercial, Cockpit (347º de 692 artigos)

«A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou, nesta terça-feira (31/05), a nova torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador. O local, administrado pelo Destacamento de Controle do Espaço ...