pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aviação Comercial, África

Cabo Verde – TACV Internacional gerida pelo Grupo Icelandair

O grupo Icelandair, da Islândia, assume a partir de segunda-feira (14) a gestão do negócio internacional da companhia aérea pública cabo-verdiana TACV,

que vai custar ao Estado cabo-verdiano 925 mil euros e visa preparar a empresa para a privatização.
O ministro da Economia informou que o Plano de Negócios começa a ser executado na próxima segunda-feira e a base aérea será na ilha do Sal, que tem um aeroporto com melhores condições e com espaço para expansão.
José Gonçalves indicou que a Icelandair vai reforçar a frota internacional da TACV com mais dois aviões, aumentando para cinco até final do próximo ano e 11 dentro de três anos.
Neste momento, o ministro disse que o grupo islandês não entra com capital na TACV, mas sim a prestar um serviço de gestão com vista à privatização do negócio internacional, cujo decreto-lei já foi aprovado pelo Conselho de Ministros.
O contrato de gestão terá a duração de um ano, renovável por igual período, caso a privatização não acontecer antes.
Quanto ao Governo de Cabo Verde, o ministro informou que entrará com 100 mil euros no primeiro mês e 75 mil euros por mês durante o período em que a Icelandair vai gerir a empresa, o que dá um total de 825 mil euros em 11 meses e 925 mil euros no total.
José Luís Sá Nogueira vai continuar como presidente do Conselho de Administração da TACV, mas a Icelandair vai ter um administrador delegado em Cabo Verde, que será o português Mário Chaves.
A gestão – e futura privatização do negócio internacional da TACV – é outro ponto da reestruturação da TACV, depois da atribuição dos voos domésticos em exclusivo à Binter Cabo Verde, em cujo capital o Estado cabo-verdiano entrará com 49%.
O presidente do Conselho de Administração disse que a reestruturação vai implicar o despedimento de cerca de 260 pessoas, o equivalente a cerca de metade do efetivo de trabalhadores.

adaptação do texto publicado na página de internet “Dn”
(10 Agosto 2017)

 

Artigos relacionados

Mais em África, Aviação Comercial (5º de 491 artigos)

«A companhia aérea islandesa Icelandair é a parceira estratégica do governo de Cabo Verde para a privatização da companhia aérea de bandeira Cabo Verde Airlines, ...