pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa, Aviação Comercial

Carga Aérea – Companhias Aéreas sem capacidade de resposta na época alta de final de ano

«Segundo noticia a Lloyd’s Loading List, a indústria da carga aérea está a enfrentar dificuldades para dar resposta aos desafios daquele que já é considerado como o mais forte pico de procura da última década na época alta de final de ano.
Recorrendo a uma entrevista a Lucas Kuehner, responsável global de carga aérea da Panalpina, a notícia refere que em regiões como a Ásia ou a Europa a falta de capacidade de resposta se começa a fazer sentir de forma severa. E o responsável da Panalpina admite que a escassez que fala não é a clássica falta de capacidade mas sim algo para além disso.
«A aeronave disponível está lá e está a ser utilizada e a voar horas recorde para dar resposta à procura. Mas todo o sistema está atingindo os seus limites “naturais”. A procura neste momento é abrupta e a capacidade do cargueiro está a ser levada aos limites, registando elevadas horas de voo e exigindo paragens mais técnicas ou de manutenção. E isso provoca atrasos (…) e coloca pressão adicional sobre as rotações», admite o responsável da Panalpina.
Grande procura em rotas tradicionais… e noutras que surpreendem.
O responsável da Panalpina fala ainda em tráfegos extraordinários a partir da Ásia mas também da Europa para a Ásia. E ainda de outros tráfegos que surpreendem: «É basicamente o que estávamos à espera, mas o que também está ‘louco’ é o mercado da Europa para a América Latina». E muitas destas são rotas onde muitas companhias reduziram a oferta nos últimos meses…
Por outro lado, a notícia da Lloyd’s Loading List dá ainda conta de que esta procura elevada está a trazer problemas no handling dos aeroportos europeus, com Frankfurt, Heathrow ou Luxemburgo entre os mais afectados. E o crescente movimento de camiões nas redondezas desses aeroportos é outra realidade salientada pelo responsável da Panalpina. «Provavelmente não haverá um único aeroporto com voos à hora marcada nestes dias», admite mesmo Lucas Kuehner.»

artigo publicado na página de internet “Revista Cargo
(29 Novembro 2017)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa, Ground Handling (1º de 703 artigos)

«A DHL Express torna-se assim no primeiro operador expresso a receber o avião A330-300P2F da Elbe Flugzeugwerke (EFW) – uma joint venture entre a ST Aerospace e a Airbus. ...