pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Cockpit, Aviação Comercial, América do Norte

Especialista em segurança informática acusado de aceder aos comandos da aeronave

Um especialista em segurança informática que no mês passado foi proibido de voar pela United Airlines está agora a ser investigado por alegadamente ter acedido aos comandos de vários aviões nos últimos anos, em voos em que foi passageiro.
Chris Roberts, da empresa One World Labs, terá assumido o controlo sistema do avião através do sistema de entretenimento pessoal, ligando o seu portátil através de um cabo ethernet modificado, segundo um mandato de busca do FBI, divulgado pela canadiana APTN News e pela Wired.
De acordo com a agência federal norte-americana, terá sido o próprio Roberts a admitir que pirateou os sistemas de aviões 15 a 20 vezes nos últimos anos. O especialista em segurança informática ainda não foi acusado formalmente.
Roberts foi, aliás, desembarcado num voo da United Airlines em abril, depois de ter publicado uma mensagem, na rede social Twitter, em que dizia ser capaz de aceder aos comandos do avião. Ontem voltou a dizer que só quer melhorar a segurança das aeronaves, que investiga há seis anos, mas que dada a situação atual foi aconselhado a não dizer muito.

adaptação do texto publicado na página de internet “Dn Globo
(17 Maio 2015)

Artigos relacionados

Mais em América do Norte, Aviação Comercial, Cockpit (80º de 401 artigos)

«O “The Independent” noticia que estão a aumentar os receios de que as maiores companhias de aviação comercial estejam a ser alvo de uma campanha organizada e prolongada de ciberataques, ...