pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Exposição – Tap Portugal: A imagem de um povo. Identidade e design da companhia aérea nacional | 1945-2015

O MUDE (Museu do Design e da Moda) inaugura uma exposição dedicada à identidade e ao design da Companhia Aérea Portuguesa, criada em 1945 por Humberto Delgado.

Exposição de 15 julho a 01 de novembro de 2015

A TAP – Companhia Aérea Portuguesa foi criada em março de 1945 por Humberto Delgado, enquanto diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil. Nesse mesmo ano são adquiridos os primeiros aviões com capacidade para 21 passageiros. As duas primeiras linhas aéreas foram a ligação comercial Lisboa-Madrid e a “Linha Aérea Imperial” que ligava Lisboa a Luanda/Lourenço Marques. Seguir-se-iam as ligações a Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948). Desde 1945 que a TAP tem acompanhado os diferentes momentos da história do país. Companhia de bandeira, é uma das marcas mais fortes da identidade coletiva, desempenhando um papel de grande relevância na construção e disseminação da imagem de Portugal no mundo, de tal maneira que existe quase uma identificação entre a TAP e o país.
Ao longo de 70 anos, a imagem e a identidade da companhia passou por diferentes fases. Para a sua construção muito contribuiu o design enquanto disciplina e muitos designers portugueses. A exposição inclui uniformes, cartazes e campanhas publicitárias, bilhetes postais, serviços, faqueiros e objetos de bordo ou logótipos até à identidade corporativa, de modo a retratar o vasto trabalho criativo colocado ao serviço da mensagem da TAP.
Esta exposição vai também convocar ainda outras marcas portuguesas de referência como a Vista Alegre, a Secla ou as Loiças de Sacavém, constituindo-se assim como um importante momento para mapearmos o papel do design e a produção portuguesa durante a segunda metade do século XX.

Curadoria:
Bárbara Coutinho/MUDE

Design: a TAP era a imagem de um povo?

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (130º de 803 artigos)

A companhia aérea portuguesa Hi Fly acaba de receber na sua frota um Airbus A380, o maior avião comercial do mundo. ...