pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Cockpit, Cabine, Aviação Comercial, Ásia e Oceânia

MH370 da Malaysia Airlines – o maior mistério da aviação moderna poderá nunca ser desvendado

Diferentes tipos de aeronaves civis e militares (incluindo, por exemplo, o jacto privado do realizador de cinema neozelandês Peter Jackson), vários navios e, desde ontem, um submarino nuclear e um outro submersível percorrem diariamente uma zona de buscas que se estende por mais de 250 mil quilómetros quadrados, sensivelmente a duas horas e meia de distância (de avião) da costa oeste da Austrália. Segundo o diário The Wall Street Journal, a alegada descoordenação e falta de comunicação entre as diversas equipas integradas na busca levaram a que durante vários dias estas se desenrolassem numa área “errada”. Um dos cientistas australianos que participam nos esforços disse à CNN que “encontrar uma agulha num palheiro é uma tarefa simples comparada com esta”.
Uma série de “objectos” detectados por satélites ou avistados a olho nu a partir do ar acabaram por se revelar pistas falsas: para já, não foi recolhida da água uma única “peça” pertencente ao avião desaparecido. Esta quinta-feira entrará em cena um sofisticado equipamento que permite a localização de “caixas negras” a grande profundidade – é uma corrida contra o tempo, uma vez que a bateria dos sinalizadores das caixas só dura seis semanas. E, sem outra forma de obter informação, só pelos registos das caixas negras será possível descobrir as condições em que o aparelho se despenhou e reconstituir as comunicações no cockpit.
A agonia dos familiares dos passageiros do MH370 deu entretanto lugar à frustração e agora à fúria: com a companhia aérea e as autoridades da Malásia, que acusam de divulgar informação contraditória e de forma caótica, levantando sérias dúvidas quanto à sua competência e credibilidade. Uma reunião entre os familiares, especialistas em aviação e representantes das autoridades, esta quarta-feira em Kuala Lumpur, não dissipou as desconfianças. “Eles dizem que há muitas possibilidades, mas parece que só estão a investigar uma. A verdade é que não nos forneceram informação convincente”, resumiu o representante das famílias, Steve Wang.»

Rita Siza, artigo publicado no jornal “Público
(2 Abril 2014)

Transponder

Transponder

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Ásia e Oceânia, Aviação Comercial, Cabine, Cockpit (182º de 836 artigos)

A Emirates divulgou diversas medidas para funcionários e passageiros em todas as etapas da viagem, redefinindo os padrões de segurança e higiene a bordo e em terra. As novas medidas entraram em vigor hoje ...