pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Aviação Comercial, África

Moçambique – A Turkish Airlines inicia a 28 de Outubro a nova rota Istambul (IST) / Maputo (MPM)

«Turkish Airlines será a segunda companhia europeia a ter ligações para Maputo. Actualmente a rota é apenas assegurada pela TAP.
A Turkish Airlines inaugura a 28 de Outubro uma nova rota entre Istambul e Maputo, com escala em Joanesburgo, adiantou hoje à Lusa o presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (ACM).
A nova ligação da companhia turca terá três frequências semanais, segundo João Abreu, que espera também novidades em breve sobre o início da operação da Air France-KLM para Moçambique.
Actualmente, a TAP é a única companhia a assegurar ligações directas entre Moçambique e a Europa, uma vez que as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) permanecem na lista negra das transportadoras impedidas por Bruxelas de sobrevoar o espaço europeu.
No ano passado, as autoridades moçambicanas e francesas assinaram um memorando para a criação de uma ligação aérea entre os dois países. Ao abrigo desse memorando, estão em operação três voos semanais entre Pemba, norte de Moçambique, e Dzaoudzi (Maiote, arquipélago das Comores), através da transportadora francesa Air Austral em ‘code-share’ com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), e que poderá vir também a abrir também novas rotas entre Reunião e Maputo e outros destinos moçambicanos.
Além de França, o IACM celebrou um memorando similar com a Holanda, cuja principal companha aérea, KLM, está associada à Air France.
Ao abrigo do acordo, a Air France-KLM ficou com a possibilidade de escolher três destinos em Moçambique: Nacala, Beira e Maputo.
“Da nossa parte estão criadas todas as condições”, disse João Abreu, destacando que “os acordos e memorandos estão assinados” e que a operação deverá ser anunciada mal a Air France-KLM termine os seus estudos de viabilidade.
O interesse da Air France em voar para Moçambique foi anunciado em Outubro passado pelo presidente da transportadora aérea.»

artigo publicado na página de internet “Económico
(2 Abril 2015)

Artigos relacionados

Mais em África, Aviação Comercial, Ground Handling (259º de 626 artigos)

A Qatar Airways anunciou que vai iniciar a partir de 27 de março voos directos entre Doha e Maputo, reforçando as ligações entre Moçambique e o Qatar. ...