pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Portugal – A euroAtlantic airways foi vendida

«A portuguesa euroAtlantic foi comprada pela sociedade I-Jet Aviation PT, que é controlada pelo empresário Abed El Jaouni e pela companhia Njord Partners,

por um valor não divulgado, de acordo com um comunicado.
“A recém-formada I-Jet Aviation PT anunciou hoje a aquisição bem-sucedida da euroAtlantic airways, a 15 de novembro, por um valor não divulgado”, lê-se na mesma nota, que avança ainda que a operação “que foi totalmente financiada por capitais da I-Jet Aviation PT, é a mais recente numa série de movimentos de crescimento estratégico recentes, efetuados pela empresa, com vista a responder à cada vez maior procura de serviços de aviação ACMI [leasing de aeronaves] e ‘charter’”.
No comunicado, as empresas envolvidas recordam que a euroAtlantic conta com mais de 350 funcionários e fornece ainda voos regulares, além do ACMI e dos serviços charter.
“A aquisição reflete a crença da I-Jet no forte desempenho histórico da euroAtlantic, bem como nas suas perspetivas de crescimento atraentes, num momento em que a oferta de serviços aéreos chave-na-mão tem assumido uma crescente importância no setor dos transportes aéreos”, segundo a nota divulgada hoje.
Citado no comunicado, Abed El Jaouni diz que os compradores têm “planos ambiciosos para a empresa” e planeiam “fornecer à companhia e à sua equipa de direção existente todo o suporte financeiro e operacional necessário para cumprir esses planos”.
Por sua vez, Tomaz Metello, fundador da euroAtlantic indicou que irá manter-se, mas como membro não-executivo do Conselho de Administração I-Jet Aviation PT. “Acredito que a I-Jet, com a sua extensa experiência em investimentos e no setor da aviação, é o proprietário certo para conduzir a empresa para a sua próxima etapa e mais além”, destacou.
Abed El Jaouni, empresário que já atua na área da aviação e fundador de várias empresas ligadas ao setor, conta com uma “equipa de pessoas com experiência no setor de aviação, em várias funções técnicas, financeiras e de gestão, em empresas como a Atlas Air, a Lufthansa, a VistaJet, a GE, a Bombardier e a Mesa Air Lines”, de acordo com o comunicado.
Por sua vez, a Njord Partners “é um fornecedor de capital flexível a longo prazo para empresas de médio porte na Europa Ocidental”, tendo sido fundada em 2013. “Gere ativos num valor superior a 500 milhões de euros e investimentos em 14 empresas de vários setores, incluindo a aviação e as infraestruturas”, diz a mesma nota.
Em 25 de julho a operação foi divulgada pela Autoridade da Concorrência, que estava nessa altura em processo de análise da aquisição.
O negócio foi comunicado ao regulador no início do mesmo mês e implicava que a I-Jet Aviation iria comprar ações representativas de 95% do capital social da euroAtlantic.»

ACMI
Aircraft. Crew. Maintenance. Insurance.
An aircraft leasing arrangement exclusively used between two airlines whereby one airline (the lessor) provides an aircraft, crew, maintenance, and insurance (ACMI) to another airline (the lessee), which then pays for the hours operated. The lessee provides fuel and covers airport and overflight charges, and any other duties, taxes, etc.

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (70º de 824 artigos)

«O conglomerado chinês HNA anunciou num comunicado ao mercado bolsista de Xangai, a venda da participação de 9% que detinha indiretamente na TAP através da Atlantic Gateway ...