pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa, Aviação Comercial

Portugal – TAP com direitos de tráfego nas rotas Lisboa-Deli-Lisboa e Lisboa-Bombaim-Lisboa

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) concedeu à TAP a autorização de exploração de serviços aéreos regulares extra-União Europeia, nas rotas entre Lisboa e Nova Deli e entre a capital portuguesa e Bombaim.
O despacho assinado pela vogal do conselho de administração da ANAC, Tânia Cardoso Simões, foi publicado a 20 de Março no Diário da República. No entanto, esta aprovação não significa que a transportadora portuguesa vá voar para aqueles destinos, esclareceu ao Negócios o porta-voz da TAP.
André Serpa Soares explicou que este despacho implica apenas que a TAP tem os direitos de tráfego nessa rota e que, “se houver a abertura da rota, esses direitos existem”. Isto é, “não quer dizer que estejam já planeados, mas que há fluxos de tráfego que possam um dia vir a justificar” estas operações.
“Da parte da TAP há uma constante análise das potenciais rotas onde existem fluxos de tráfego e depois são escolhidas as rotas com maior potencial. De momento não há qualquer plano para iniciar voos directos para a Índia. Mas não se exclui a possibilidade”, resumiu o responsável de comunicação.
As rotas entre dois países em que não haja liberalização do transporte aéreo, como é o caso de Portugal e da Índia, dependem de acordos bilaterais entre os dois Estados. Ambos têm de designar uma companhia que possa fazer a exploração desses percursos, tendo a TAP sido a companhia escolhida pelas autoridades portuguesas.
Em Fevereiro deste ano, na sequência da visita oficial realizada pelo primeiro-ministro, António Costa, o jornal “Times of India” chegou a adiantar a possibilidade de voltar a haver uma ligação aérea entre Lisboa e Goa.
No início da década de 1960, mais precisamente entre Julho e Dezembro de 1961, a TAP chegou a realizar uma operação que ligava Lisboa a Goa, na Índia, que tinha uma “duração total de 19 horas e cinco escalas intermédias”.

António Larguesa, adaptação do texto publicado na página de internet “Negócios
(20 Março 2017)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa, Ground Handling (122º de 998 artigos)

«Moçambique e Portugal puseram termo ao monopólio das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e da TAP – Air Portugal ...