pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Aviação Comercial, Ásia e Oceânia

Segurança aérea – Airbus A380 da Emirates num flypast à volta do Burj Khalifa

Meses de planeamento resultaram num flypast à volta do Burj Khalifa com o Airbus A380 da Emirates decorado com as pinturas exclusivas da Expo 2020 Dubai. O rigoroso planeamento composto por ensaios, testes e um rígido protocolo de segurança envolveu stakeholders de todo o setor da aviação do Dubai, com um especial foco na segurança em todos os momentos em que se realizam as manobras de baixa altitude com o A380. O flypast, cuidadosamente planeado, exigiu que o A380 voasse a baixa altitude – apenas 2.700 pés, a altura exata do Burj Khalifa by Emaar – e a uma velocidade de apenas 145 nós – tendo em conta que a velocidade média de cruzeiro de um A380 é de cerca de 480 nós. A baixa velocidade garantiu que o avião pudesse circular eficiente e continuamente à volta do Burj Khalifa. No total, o A380 voou 11 vezes à volta do Burj Khalifa até conseguir o plano de filmagem desejado. Embora no vídeo pareça que o avião está a voar muito perto da tripulante, estava na realidade a voar a quase um quilómetro de distância do edifício. Durante as fases de planeamento, pilotos da Emirates, equipas de Operações de Voo, controladores de tráfego aéreo, pilotos de helicóptero, operadores de aviões, equipas de filmagem, a equipa de marketing da Emirates, a equipa Emaar, equipas reguladoras bem como a GCAA (General Civil Aviation Authority dos EAU) e o DCAA (Dubai Civil Aviation Authority) trabalharam em conjunto para discutir e deliberar todos os detalhes e aspetos do projeto. Isto incluiu delinear um plano de voo seguro, realizar avaliações de risco, contabilizando o tráfego aéreo, áreas sobrevoadas, bem como a verificação de potenciais condições eólicas e meteorológicas que assegurassem as condições necessárias. Os pilotos treinaram várias vezes no simulador de voo do A380 para assegurar que cada manobra era verificada antes de ser realizada e que cada ponto de referência visual era coberto e testado. Os treinos no simulador também permitiram que toda a equipa determinasse e treinasse o modo de comunicação durante os flypasts e as filmagens para garantir que todos realizavam o seu trabalho em segurança.
Além disso, a equipa esteve em contacto permanente com o Controlo de Tráfego Aéreo do Dubai para assegurar que toda a atividade fosse protegida, bloqueando assim o espaço aéreo através de uma Área Temporariamente Restrita. Como medida adicional para eliminar quaisquer riscos, as filmagens e os voos de baixa altitude foram realizados a 13 e 14 de Outubro de 2021 – num horário fora do período com maior afluência de partidas do Aeroporto do Dubai.

 

Mais em Ásia e Oceânia, Aviação Comercial (49º de 722 artigos)

A Emirates anuncia o seu mais recente anúncio publicitário, que apresenta um membro da tripulação de cabine da companhia aérea, de pé, na ponta do Burj Khalifa by Emaar – a 828 metros de altura. ...