pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Europa, Aviação Comercial

Três companhias aéreas passam a impor a presença em permanência de duas pessoas no ‘cockpit’

As companhias aéreas Norwegian, Icelandair e Air Transat anunciaram hoje que passaram a impor a presença em permanência de duas pessoas no ‘cockpit’ dos aviões, numa reacção à informação de que o acidente da Germanwings foi provocado pelo copiloto.

A análise da gravação do som do ‘cockpit’ do Airbus A320 da Germanwings que na terça-feira se despenhou nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo concluiu que o copiloto provocou o acidente quando estava sozinho no ‘cockpit’, depois de impedir a entrada do piloto.
“Quando um ocupante sair do ‘cockpit’, passará a ser exigido que nele permaneçam duas pessoas”, explicou o responsável de operações de voo da companhia ‘low cost’ norueguesa Norwegian, Thomas Hesthammer, à agência France Presse.
“É algo que discutíamos há muito tempo, mas este episódio acelerou o processo”, acrescentou, precisando que a alteração das regras vai ser aplicada a partir de sexta-feira, uma vez obtida a aprovação da autoridade norueguesa de aviação civil. Outra companhia, a islandesa Icelandair, anunciou a adopção da mesma medida.
“Devido às informações que recebemos sobre o acidente em França”, disse um porta-voz da empresa, Gudjon Arngrimsson. Também a canadiana Air Transat anunciou a aplicação da mesma medida. “Decidimos que haverá sempre duas pessoas no ‘cockpit’. Quando um dos dois pilotos sair, entra um chefe de cabine”, disse a porta-voz da transportadora, Debbie Cabana, precisando que a medida será aplicada a partir de sexta-feira.
As regras actuais para a aviação civil europeia não impõem a presença permanente de duas pessoas no ‘cockpit’ quando um dos seus ocupantes, o piloto ou o copiloto, tenha de se ausentar por qualquer razão. A companhia finlandesa Finnair já aplicava esta medida.
O manual já prevê duas pessoas em permanência no ‘cockpit’. Se um piloto se quiser ausentar, outro membro da tripulação tem obrigatoriamente de entrar”, explicou a porta-voz da Finnair, Päivyt Tallqvist.

adaptação do texto publicado na página de internet “Económico
(26 Março 2015)

Artigos relacionados

Mais em Aviação Comercial, Europa (345º de 1272 artigos)

A partir de 5 de novembro, na KLM Cityhopper, a formação de pilotos dos modelos Embraer 175 e 190 será em Realidade Virtual (RV). ...