pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

Aeroporto de Lisboa – Uma “placa giratória” de mercadorias

DHL

«A DHL Express, que há dias inaugurou o novo terminal de carga no aeroporto do Porto (5,3 milhões de investimento), está disponível para “replicar em Lisboa” esta aposta, mas “em maior dimensão”. O objetivo é transformar Portugal “numa placa giratória da Europa para o Norte de África, Angola e Brasil, em vez de ser apenas um terminal de chegada e partida de mercadorias”, refere o diretor-geral da DHL.
“Portugal, pela sua posição estratégica e pelo conhecimento de fundo que tem destes mercados, poderia funcionar como centro de distribuição, o que daria outro movimento aos aeroportos, mais movimento de carga ao país e mais emprego”, diz Américo Fernandes.
E o que falta, então, para avançar? Na prática, falta que o Aeroporto de Lisboa disponibilize uma área para o terminal. “Temos abordado esta questão com as autoridades e tem havido recetividade. Todos entendem a importância que tem este serviço para a competitividade das empresas e do país”, diz.
A DHL Portugal está preparada, assegura, para arrancar com o investimento ainda este ano, se possível. “A construção seria o mais rápido”, garante o responsável. Renovada foi também toda a frota automóvel, um investimento de 3,2 milhões, realizado igualmente só com capitais próprios.
Com uma faturação superior a 60 milhões em 2011, a DHL “é um parceiro fundamental” dos exportadores, designadamente para o transporte de amostras. França é o principal destino (mais de 120 toneladas), seguindo-se a Alemanha (mais de 80 mil quilos). Para Angola foram 20 mil quilos e para o Brasil 12 mil.»

artigo publicado na página de internet “Dinheiro Vivo”
(26 Maio 2012)

Artigos relacionados

Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

«Até ao final do primeiro semestre de 2018 vai começar a ser construído no aeroporto de Lisboa um novo hub logístico para complementar a rede europeia da DHL e em 2020 já estará pronto para operar ...