pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

Aeroportos brasileiros estão preparados para emergências?

Nos locais onde há uma grande circulação de pessoas, as situações de emergência precisam ser resolvidas o mais rapidamente possível. Mas como os profissionais são preparados para agir?
O Futurando 29 mostrou a complexidade das simulações de emergência nos aeroportos alemães. No país europeu, além dos bombeiros e dos funcionários do local, figurantes dão mais realidade ao treino. No Brasil, os preparativos também são complexos. Cursos de aperfeiçoamento e simulações diversas fazem parte da estratégia para garantir a segurança. Os treinos são exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e são executados periodicamente.
Para o especialista em ciências aeronáuticas Marcus Silva Reis, os aeroportos brasileiros estão preparados para qualquer emergência. Mas, se não houver investimentos no setor, na infraestrutura e na formação profissional, os problemas vão aparecer no futuro. Reis diz que a movimentação no transporte aéreo cresceu mais do que os investimentos.

Segurança em grandes eventos
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, novas equipes de resgate não serão recrutadas para a Copa do Mundo de 2014. As equipes estão treinadas para atuar em emergências aeronáuticas a qualquer hora, afirma o órgão. A Infraero informou também que o número e a frequência de exercícios ocorrerão de acordo com as resoluções da Anac.
Reis diz que o maior problema não é o Mundial, já que o evento dura apenas um mês. “Trabalhar com um evento como Copa do Mundo ou Olimpíadas é uma exceção. Você tem um maior fluxo de pessoas dentro daquele espaço de tempo. Então isso é administrável. Eu acho que o problema do Brasil pode ser nos próximos dez anos, com relação ao aumento da nossa demanda interna” diz o especialista.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

O ministro dos Transportes do governo de união nacional (GNA) líbio garante que vão ser tomadas medidas para evitar falhas na segurança dos aeroportos do país. ...