pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

Aeroportos brasileiros estão preparados para emergências?

Treinos de emergência
Para garantir a rapidez e a segurança em situações de emergência, existem cursos para bombeiros, voluntários, comunidade e funcionários do aeroporto. O curso de Aperfeiçoamento Técnico de Bombeiros para Aeródromos (ATEBA), por exemplo, tem como objetivo atualizar os conhecimentos e as habilidades dos bombeiros que atuam em aeroportos. Esse profissionais também precisam fazer um curso para operar os camiões contra incêndios nos aeroportos. Eles são os que mais recebem treinos.
A cada três anos, um conjunto de exercícios práticos testa a eficácia do Plano de Emergência (Plem) dos aeroportos com mais de um milhão de passageiros. Ele mede também a preparação dos profissionais envolvidos em ações de resgate em emergências, além de avaliar os recursos disponíveis. A simulação envolve, além de bombeiros, funcionários do aeroporto, companhias aéreas, comunidade e, em alguns casos, figurantes.
Existe ainda o Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA). E também treinamentos para a comunidade aeroportuária, que pode ajudar voluntariamente numa emergência prestando primeiros socorros às vitimas de acidentes. Como muitos dos treinamentos exigem fogo, órgãos ambientais precisam monitorar as atividades e também dar uma autorização prévia.

adaptação do texto publicado na página de internet “Terra
(30 Março 2013)

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

O ministro dos Transportes do governo de união nacional (GNA) líbio garante que vão ser tomadas medidas para evitar falhas na segurança dos aeroportos do país. ...